web_sandra_0.png

19/02/2018 - SÃO PAULO - O número de usuários do sistema de Processo Eletrônico (e-TCESP) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aumentou. Ao longo do último ano, 92.802 pessoas acessaram a ferramenta que permite o acompanhamento remoto dos processos que tramitam na Corte de Contas paulista. O acesso ao sistema foi 10% maior em comparação ao total acumulado no exercício de 2016.

Em 2017, foram autuados 29.389 processos, sendo 21.509 por meio eletrônico e 7.880 físicos. O protocolo de mais de 70% dos processos pelo e-TCESP representa, além de maior celeridade na tramitação processual e facilidade de acesso aos jurisdicionados e ao público em geral, uma significativa redução dos gastos administrativos e economia dos recursos naturais.

Isso porque, com a automação do sistema em relação ao uso do convencional, cerca de 4,5 milhões de folhas de papel foram poupadas e 450 árvores deixaram de ser derrubadas. Para cada tonelada de papel fabricado – o que equivale a, aproximadamente, 250 mil folhas – estima-se que seja necessário o corte de 25 árvores, o uso de 100 mil litros de água e o consumo de 5 mil kWh de energia.

“Isso mostra que o impacto positivo que o Processo Eletrônico traz ao meio ambiente vai muito além da economia de papel”, afirma a gestora do e-TCESP, Sandra Maia de Souza.

No exercício de 2017, o fluxo e o trâmite processual também se mostraram mais rápidos e eficientes, uma vez que foram arquivados 12.373 processos, o que corresponde a 52% do total protocolado durante o ano. Em 2016, dos 19.759 processos autuados, 8.363 foram remetidos ao arquivo (42%).

. Acesso remoto

Os usuários e partes cadastradas no sistema podem, a qualquer momento, acessar os processos remotamente pelo e-TCESP, bastando efetuar login, pelo link https://e-processo.tce.sp.gov.br/e-tcesp.

O principal objetivo do Processo Eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é a melhoria na eficiência das atividades jurisdicionais, proporcionando celeridade, transparência e acessibilidade na tramitação e apreciação dos processos sob sua jurisdição.

Outro ponto fundamental do e-TCESP é o nível de segurança que a ferramenta oferece, tendo em vista que os documentos armazenados no sistema requerem o uso obrigatório da assinatura eletrônica, com certificados digitais.