web_sarkis_0.png

01/03/2018 - SÃO PAULO - Com o objetivo de orientar e compartilhar informações com os  Agentes da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Auditor-Substituto de Conselheiro Alexandre Sarquis ministrou palestra sobre os desafios da fiscalização de investimentos e  atuarial nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Ministrada ontem, às 10h00, no auditório ‘Simón Bolívar’, no Memorial da América Latina, a exposição integrou a programação do 22ª edição do Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização (CAAPEFIS).

O Auditor enumerou o que ele considera serem as maiores dificuldades inerentes à atividade dos servidores que atuam nesse setor. De acordo com ele, o primeiro desafio é "superar a impressão de que não é conosco". Isso porque, apesar de reconhecer a dificuldade e complexidade dos RPPS, o Auditor disse que é preciso se dedicar ao assunto.  “O Tribunal de Contas existe para traduzir a complexidade dos números para a população em apenas duas palavras: regular ou irregular”, afirmou.

“Saber separar o joio do trigo” é mais um desafio dos servidores do TCESP. Nesse sentido é preciso que os Agentes façam uma análise aprofundada a fim de identificar possíveis irregularidade. "Perguntem se há erro, busquem a substancialidade sobre a formalidade, a legitimidade sobre  a legalidade”, ensinou Sarquis.

Verificar se existe um discurso uniforme, analisar se o erário do ente e dos RPPS estão interconectados, realizar auditorias meticulosas sobre as folhas de pagamento também são desafios importantes para o trabalho dos Agentes. “Olhem e digam para a sociedade se os saldos do RPPS estão certos ou errados. A população merece que vocês, Agentes da Fiscalização, esclareçam se há algo incorreto”, disse Alexandre Sarquis.

A programação de ontem do CAAPEFIS incluiu uma série de outras palestras sobre temas de interesse da área de fiscalização da Corte de Contas paulista. As atividades continuam hoje, a partir das 9h00, com a apresentação do Conselheiro Sidney Beraldo. O encerramento do evento será feito às 12h00, com premiação sobre boas práticas no âmbito do Tribunal.

Clique para acessar a galeria de fotos