audesp_in_0.png

11/12/2017 – SÃO PAULO – A Diretoria do Sistema de Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) divulgou o calendário de atividades e obrigações dos órgãos fiscalizados para o próximo ano 2018. O cronograma pode ser acessado no link www.tce.sp.gov.br/comunicados.

O comunicado SDG nº 31/2017, veiculado na edição do Caderno Legislativo do Diário Oficial de sexta-feira (8/12), é direcionado às Prefeituras, Câmaras, Fundos e Institutos de Previdência, Autarquias, Fundações e Empresas Estatais dependentes. No documento, são informadas datas, providências e diretrizes necessárias para a prestação de contas à Corte.

. Auditoria eletrônica

Criado em 2003, a partir de exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o sistema Audesp desenvolveu mecanismos e sistemáticas para que as administrações passassem a fornecer informações sobre receitas, gastos com obras e serviços e despesas com pessoal pela internet.

Segundo o Diretor da Audesp, Marcos Miguel Portella, isso facilitou a coleta de dados e permitiu que informações, antes auditadas anualmente, passassem a ser acompanhadas todo mês pela Corte. “Uma das vantagens é a possibilidade de monitoramento, em tempo real, de relatórios dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais”, disse Portella.

A auditoria eletrônica também deu mais rapidez e qualidade ao trabalho do Tribunal. “Com o sistema, a eficiência foi aprimorada. Ganhamos em tempo, dinheiro e qualidade”, completou.

Clique para ler a íntegra do comunicado