webdoor_campinas_0.png

15/09/2017 - SÃO PAULO - Lideranças e autoridades da região de Campinas ressaltaram ontem, durante o Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, a relevância da colaboração do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para as administrações.

“Este evento mostra o amadurecimento do poder público. O Tribunal tem hoje uma postura proativa, de tentar prever erros. E isso ajuda muito. É um papel inovador”, afirmou o vice-prefeito da cidade, Henrique Magalhães Teixeira. “O TCESP hoje está muito mais para cão-guia do que cão de caça.”

Na avaliação do Presidente da Câmara Municipal, Rafael Zimbaldi, a Corte tem sido um órgão orientador dos Poderes Legislativo e Executivo. “Muitas vezes são aspectos técnicos e não temos todas as informações necessárias (para entender o problema). Por isso, a ajuda do Tribunal tem sido muito importante”, declarou.

“Nosso objetivo é que o dinheiro público, que vem dos impostos, possa ser aplicado da melhor forma possível. É mesmo uma evolução do Tribunal, que quer estar mais perto dos gestores, trabalhar em conjunto”, disse o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo. “Mas quando precisar caçar, vamos caçar”, completou.

Cerca de 400 pessoas participaram do encontro, o penúltimo do Ciclo promovido pelo TCESP este ano. Entre os presentes estavam 25 prefeitos e 18 presidentes de Câmaras das regiões de Campinas e Mogi Guaçu.

. Dados inéditos

Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados ao controle interno, planejamento, transparência e repasses ao terceiro setor. Dados regionais inéditos sobre as fiscalizações-surpresa realizadas pelo Tribunal na merenda, saúde, frotas oficiais, almoxarifados de órgãos públicos e no Programa Saúde da Família também foram apresentados.

A abertura do Ciclo de Debates contou com a presença do Presidente Sidney Beraldo, do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa, e do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi.

Desde o início do ano, o TCESP já promoveu dez debates com lideranças e gestores de centenas de cidades paulistas. O último encontro ocorrerá em outubro, em Presidente Prudente.

As atividades dos Ciclos são organizadas pela Secretaria-Diretoria Geral e pelos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, com o apoio logístico das Unidades Regionais do Tribunal e da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), instituição vinculada à Corte.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos