web_massaru_0.png

20/03/2018 – CAMPINAS – Cerca de 200 (duzentos) representantes de 93 municípios da região administrativa e metropolitana de Campinas acompanharam, na sexta-feira (16/3), às 9h20, a palestraApontamentos mais comuns do TCE/SP no Poder Legislativo Municipal e o papel da Controladoria nesse contexto’, proferida pelo Diretor-Técnico, Assessor da Secretaria-Diretoria Geral (SDG), Paulo Massaru Uesugi Sugiura, que representou o Tribunal de Contas do Estado na programação do II Encontro de Controladores Internos do Poder Legislativo Municipal.

As atividades, promovidas em conjunto por meio da Escola do Legislativo (ELECAMP) em parceria diversos órgãos dentre eles a Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) , contaram com palestras e debates que ocorreram durante todo o dia nas dependências do plenário daquela Casa Legislativa.

Os trabalhos, abertos pelo Presidente da Câmara, Vereador Rafael Fernando Zimbaldi, contaram com a presença da Controladora Geral da Câmara, Camila Helen Grant, e do Controlador Geral-Adjunto, Bruno Barbosa Santos. Por parte do TCE integrou a mesa o Diretor da Unidade Regional de Campinas (UR-03), Oscar Maximiano da Silva.

Em sua exposição, o palestrante falou sobre a importância da Controladoria no Legislativo sob a ótica da Corte de Contas paulista – abordando desde a legislação, passos para a implantação, definição de funções de controle e auditoria e fiscalização dos atos administrativos do órgão.

. Programação

As atividades contaram ainda com a participação do Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Fontenellle de Araujo Miranda que, às 10h30, apresentou o tema ‘Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público’.

No período vespertino, às 13h15, houve apresentações do Secretário de Controle Interno do Senado Federal, Eduardo Pereira da Silva, e do Controlador-Geral do Distrito Federal, Henrique Moraes Ziller. Os trabalhos se encerraram com a exposição do Diretor Executivo da CrossOver Consulting & Auditing, Eduardo Person Pardini.