25/08/14 – ILHA SOLTEIRA – Gestores e lideranças políticas dos municípios jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) que integram a Unidade Regional de Andradina (UR-15) se reuniram às 10h00, na Câmara Municipal de Ilha Solteira, na sexta-feira (22/8), para participar do décimo primeiro encontro do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O ciclo de debates, evento promovido anualmente pela Corte de Contas paulista, busca orientar – através de debates, palestras e exposições - os gestores e servidores públicos sobre as práticas da boa administração e prestação de contas nos órgãos jurisdicionados. Dentre Prefeitos, Vereadores e outras lideranças políticas, cerca de 150 pessoas participaram do encontro.

A comitiva de técnicos do TCE foi recepcionada pelo Presidente da Câmara de Ilha Solteira, Vereador Luis Otávio Collus de Paula, e pelo Prefeito de Ilha Solteira, Bento Carlos Sgarboza, que em nome das lideranças regionais, fizeram uma saudação a todos os presentes. Representaram o TCESP, ao lado do Diretor Regional do TCE, Haruki Isa, o Diretor-Técnico da Secretaria-Diretoria Geral, Paulo Massaru Uesugi Sugiura; Assessor-Técnico, Denizard Rabaneda Lopes.

O Diretor Regional do TCE, Haruki Isa, no uso da palavra, falou sobre a preocupação com a quantidade de pareceres desfavoráveis emitidos pelo colegiado, relativas à prestação das contas do exercício de 2012, que até o momento, atinge um percentual próximo ao patamar de 40%, principalmente em decorrência da não aplicação integral dos recursos do FUNDEB.

Em sua exposição, Denizard Rabaneda Lopes, Assessor da SDG, transmitiu recomendações por parte do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, em relação a outros itens da prestação de contas das Prefeituras que tem causado pareceres desfavoráveis e reiterou a importância do papel pedagógico que o Tribunal de Contas têm levado a efeito há mais de 18 (dezoito) anos.

Paulo Massaru, Diretor Técnico no TCE, falou sobre o tema ‘Transparência’ e ressaltou que a o processo não se resume apenas a mostrar o que foi feito, mas também ‘se foi bem feito, porque foi realizado, e, com que qualidade e satisfação o serviço foi prestado ao cidadão’. Após as palestras, uma equipe de técnicos apresentou palestras que versaram sobre as áreas de Saúde e Educação, legislações acerca da Transparência, Controle Interno, Endividamento e Conciliação bancária, Educação e Saúde, Precatórios e Terceiro Setor.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Andradina, Auriflama, Castilho, Guaraçai, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Monte Castelo, Murutinga do Sul, Nova Guataporanga, Nova Independência, Panorama, Paulicéia, Pereira Barreto, Santa Mercedes, São João do Pau d'Alho, Sud Menucci, Suzanápolis e Tupi Paulista.