web_ribeirao.png

03/08/17 – RIBEIRÃO PRETO – O Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) já reuniu este ano cerca de 3 mil pessoas, entre lideranças políticas e servidores públicos. O oitavo encontro de 2017 acontece hoje, em Ribeirão Preto, a partir das 14h.

Para a reunião, que contará com a presença do presidente do Tribunal, Sidney Beraldo, foram convidados representantes de 56 municípios das regiões de Ribeirão Preto e Ituverava.

Desde março, o ciclo passou por sete cidades do Estado de São Paulo – Santos, Bauru, Araçatuba, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano. O recorde de público foi registrado em Santos, onde 620 pessoas estiveram presentes. São José dos Campos foi o segundo município com mais participações, somando 604 inscritos. Bauru ficou em terceiro lugar, com 541 pessoas.

Durantes as palestras, são abordadas questões ligadas ao planejamento, transparência, controle interno e terceiros setor. Dados inéditos sobre fiscalizações-surpresa e gastos das Câmaras Municipais também são apresentados no evento.

“Discutimos com os prefeitos e servidores assuntos que são importantes para as administrações. Esse comparecimento extraordinário só demonstra o interesse dos gestores em se aprimorar. E o nosso objetivo é exatamente esse: melhorar a qualidade dos serviços públicos para a população mais necessitada”, afirmou Beraldo.

Outros quatro encontros -em São José do Rio Preto, Campinas e Presidente Prudente- estão programados até outubro.

Os ciclos são parte da estratégia pedagógica que o Tribunal vem adotando nos últimos anos. “Queremos orientar os prefeitos para evitar irregularidades. Mas, caso haja problemas, trabalhamos para corrigi-los o quanto antes”, explicou o presidente.

As atividades, que acontecem hoje no anfiteatro da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão, são gratuitas e abertas ao público em geral.