webdoor-ciclo-bauru-2017.png

10/04/2017 – BAURU – Chefes de Executivo e Legislativo, gestores e lideranças políticas das regiões jurisdicionadas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) nas regiões de Bauru e Marília participaram, na quinta-feira (6/4), às 15h00, em Bauru, do segundo encontro 21º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O evento, realizado no auditório da Instituição Toledo de Ensino (ITE), contou com a presença de mais de 550 participantes – dentre eles 52 (cinquenta e dois) Prefeitos e 41 (quarenta e um) Presidentes de Câmara.

Na solenidade de abertura, a mesa de trabalhos contou com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; do Prefeito de Bauru, Clodoaldo Armando Gazzetta; do Presidente da Câmara, Sandro Bussola; do Deputado Estadual Pedro Tobias e do Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara.

A caravana do TCE foi integrada pelo Auditor-Substituto de Conselheiro, Josué Romero; pelo Procurador-Geral do Ministério de Públicas Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa e pelo Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi.

Compuseram a equipe técnica da Corte os Diretores do Departamento de Supervisão da Fiscalização I e II, Antonio Bento de Melo e Alexandre Teixeira Carsola; o Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica, Marcos Portella Miguel e os Diretores Técnicos das Unidades Regionais de Bauru (UR-02) e Marília (UR-04), José Paulo Nardone e Agnon Ribeiro de Lima.

.Abertura

A saudação inicial foi feita pelo Prefeito Clodoaldo Gazzetta que afirmou que ‘o encontro promovido pelo TCE só vem a somar para os municípios, em relação ao controle de gastos e gestão’.

O Deputado Estadual Pedro Tobias, ao destacar a importância do caráter didático do TCE ao realizar este tipo de encontro, ressaltou o perfil de o Presidente Sidney Beraldo ter sido Vereador, Prefeito e Deputado e isso contribui para aproximação entre a Corte e os municípios.

. Quadro regional

Em sua exposição, o Presidente do TCE apresentou um quadro regional dos municípios frente aos dados apontados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), com base em um comparativo dos exercícios de 2015 e 2016. Beraldo ainda mostrou dados detalhados sobre as fiscalizações ordenadas realizadas na região com dados acerca da qualidade da merenda escolar, saúde e transporte. Os dados do relatório podem ser visualizados pelo link www.tce.sp.gov.br/ciclo-de-debates.

“Queremos ser mais efetivos, trabalhando preventivamente, orientando os municípios. Não queremos ser um cão-caçador, mas um cão-guia, ou seja, procurando mesmo orientar os prefeitos e vereadores", destacou o Presidente.

Clique para acessar a galeria de imagens