conferencia_maos_limpas.png

26/04/16 - SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou na segunda-feira (25/4), das 15h00 às 18h00, no auditório nobre ‘José Luiz de Anhaia Mello’, a Conferência Magna Internacional ‘Sistemas Nacionais e Supranacionais Anticorrupção’, com objetivo de debater as ações e regimes de combate à corrupção no Brasil e no exterior. O evento reuniu agentes públicos, autoridades políticas, estudantes, professores universitários e demais interessados.

A abertura do encontro, contou com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho que, junto com o Vice-Presidente, Sidney Estanislau Beraldo e com a Conselheira Cristiana de Castro Moraes, representando o colegiado, deu as boas-vindas ao destacar a importância da discussão do tema na atual conjuntura do país. Por parte do TCE compuseram a mesa de abertura o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa e o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciqueira Rossi. 


Compuseram a mesa solene o Diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha (Itália), Professor Luca Mezzetti, que proferiu a palestra principal; o Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade de Bolonha, Giovanni Luchetti; o Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marcelo Figueiredo e a Professora de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo (USP), Monica Herman Caggian.

Na oportunidade, o professor Mezzetti, fez analogias entre a Operação ‘Mãos Limpas’, que ocorreu na década de 1990 na Itália, a qual revelou diversos esquemas envolvendo o pagamento de propina a agentes públicos, com a ‘Operação ‘Lava Jato’, conduzida pela Polícia Federal no Brasil. 

Os debates foram transmitidos ao vivo pela Internet pela TVTCE, para o público externo, e pela rede interna (Intranet) para os servidores da capital e das 20 (vinte) unidades regionais localizadas no interior. Cerca de trezentos (300) participantes estiveram presentes para assistir à exposição, que foi acompanhada com o uso de equipamentos de áudio para tradução simultânea.