20/02/14 - SÃO PAULO – “Temos que buscar uma gestão para resultados. Acompanhar as metas e indicadores da administração pública, e verificar a eficiência, eficácia e efetividade, das ações”, disse o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo durante palestra proferida na quarta-feira (19/2), durante o 18º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em São Paulo.

Em sua palestra, o Conselheiro falou da importância em se buscar um índice de efetividade para avaliar a qualidade da gestão dos municípios paulistas, com dados sobre os setores da Saúde, Ensino, Meio ambiente, Planejamento, Responsabilidade Fiscal, Tecnologia de Informação e Segurança. “Ao verificar os resultados passamos a verificar a qualidade dos gastos públicos e dos serviços prestados à população”, argumentou.

Presidente do Comitê de Planejamento Estratégico do TCE, Sidney Beraldo destacou que dentro do Plano Estratégico, foram destacados projetos considerados de maior impacto, divididos em quatro áreas: Fiscalização, Administração, Capacitação e Comunicação.

Segundo o Conselheiro, todos voltados a atingir as metas e visão de futuro do TCE, que é ‘fiscalizar, orientar e divulgar, em tempo real, o uso dos recursos públicos, priorizando a auditoria de resultados e a aferição da satisfação social, consolidando uma imagem positiva perante a sociedade’.

Ao final, o palestrante elogiou a qualidade dos trabalhos da fiscalização, segundo ele, a ‘origem de toda a atuação da Corte’, e ressaltou a importância do encontro da fiscalização e dos encontros regionais com agentes políticos, pois servem para troca de informações e contribuem para a boa gestão e aplicação dos recursos públicos.

O 18º Ciclo Anual de Aperfeiçoamento do Pessoal da Fiscalização acontece até o dia 20 de fevereiro e é voltado à capacitação e aperfeiçoamento de servidores que atuam no setor de fiscalização do TCE (confira a programação).