webdoor-beraldo-epcp.png

Clique aqui para assistir a entrevista

31/07/2015 – SÃO PAULO – O Conselheiro-Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Estanislau Beraldo, em entrevista concedida como parte das atividades de parceria entre as Escolas de Contas do Brasil no programa ‘Rede do Saber’, discorreu sobre a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador adotado pela Corte de Contas e tem como objetivo aferir a qualidade dos gastos e investimentos nos municípios paulistas.

Durante a entrevista, Sidney Beraldo explicou sobre o trabalho desenvolvido pelo Tribunal no sentido de aprofundar o exame de despesas dos órgãos jurisdicionados e como isso é aplicado no Índice de Efetividade (clique para assistir).

Após a adoção do indicador no âmbito municipal, o Conselheiro explicou que o próximo passo é desenvolver um índice destinado a avaliar os atos do Governo do Estado. “A mesma equipe que coordenou e nos ajudou a criar esse índice para os municípios, vai nos ajudar a desenvolver um indicador para o Estado”, concluiu Sidney Beraldo.

Concebido pelo TCE paulista, o IEGM surgiu com a finalidade de avaliar os gastos públicos com atenção à efetividade da gestão, aferindo indicadores de planejamento, gestão fiscal, saúde na gestão da atenção básica, educação, proteção das cidades, sustentabilidade ambiental e governança da tecnologia da informação.

A entrevista, conduzida pela Coordenadora da Escola de Contas, Silvana de Rose, foi produzida no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’ e está disponível no Canal do Youtube e na página de Educação à Distância da EPCP.

Clique aqui para assistir a entrevista