dr_renato.png

14/12/2017 – SÃO PAULO – Em votação unânime, o Conselheiro Renato Martins Costa foi eleito ontem (13/12) o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Integrante da Corte desde 1994, o Conselheiro ocupará o cargo pela quarta vez. Antonio Roque Citadini será o vice-presidente e Edgard Camargo Rodrigues comandará a Corregedoria. A diretoria, com mandato de um ano, tomará posse no início de fevereiro.

“Meu profundo agradecimento pelo apoio, confiança e amizade expressados na votação unânime. Fico honrado de, pela quarta vez, ter a confiança de meus pares e ascender a essa honrosa incumbência”, declarou Costa depois da apuração dos votos. “É ainda uma honra poder sucedê-lo. Todas as palavras são pequenas e poucas em face da beleza de sua administração”, disse ainda, referindo-se ao atual Presidente, Sidney Beraldo.

Em seu discurso, Costa também elogiou a mudança no perfil dos órgãos de controle externo. “A parte mais importante de nosso trabalho é levar toda a orientação, informação, todo o cuidado para que os jurisdicionados não errem, para que se minimize a possibilidade de erro”, afirmou. “E o balanço social da atividade do TCESP é extremamente positivo porque melhoramos a qualidade de vida do cidadão de São Paulo”, completou.

Beraldo foi o primeiro a cumprimentar o novo Presidente. “Tenho absoluta certeza de que o Tribunal estará em boas mãos. E a unanimidade é a garantia da continuidade do trabalho de aperfeiçoamento da prestação do serviço público”, declarou.

Juntos, os novos integrantes da mesa diretora do TCESP têm 78 anos de serviços prestados à Corte. “A julgar pelo tempo de experiência, o êxito está garantido”, disse o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.

“Será uma gestão brilhante”, também elogiou a Conselheira Cristiana de Castro Moraes.

Os integrantes da nova mesa também foram saudados por representantes do Corpo de Auditores, do Ministério Público de Contas, da Fazenda do Estado e por servidores dos gabinetes e de Diretorias da Corte.

Participaram da votação o Presidente Sidney Beraldo e os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Renato Martins Costa, Cristiana de Castro Moraes e Dimas Eduardo Ramalho.

. História

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Renato Martins Costa ingressou na Corte de Contas paulista em 25 de abril de 1994. Prestes a completar 49 anos no serviço público (24 deles apenas no TCESP), assumirá a Presidência do órgão pela quarta vez. Anteriormente, ocupou o cargo em 1997, 2004 e 2012.

Indicado para compor o colegiado como representante do Ministério Público do Estado de São Paulo (conforme o determinado no Projeto de Decreto Legislativo nº 8, de 1994), Renato Martins Costa foi nomeado Conselheiro em Decreto de 20 de abril de 1994, de autoria do então Governador Luiz Antonio Fleury Filho.

. Currículo

Natural de Santos, Costa cursou a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Tenente. Em 1979, iniciou carreira no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) depois de ter se classificado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos. Na instituição, atuou como Promotor de Justiça em diversas comarcas do interior e capital. Nomeado Procurador de Justiça em 1991, foi Assessor do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Exerceu ainda as funções de Secretário do Governo (1994) e de Secretário de Estado Adjunto da Secretaria de Defesa do Consumidor (1987/1988). Também presidiu a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) no biênio 1990/1992 e o Conselho Fiscal da Confederação Nacional do Ministério Público (CONAMP) em 1994.