jc-cultura_0.jpg

Clique para assistir a íntegra do Jornal da Cultura

22/03/17 – SÃO PAULO – O Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho participou como debatedor da bancada do Jornal da Cultura desta terça-feira (21/3), que foi transmitido ao vivo entre 21h15 e 22h15 pela TV Cultura e emissoras afiliadas em rede nacional (clique para assistir).

Apresentado pelo jornalista Willian Corrêa, a segunda edição do Jornal da Cultura conta sempre com a presença de uma dupla de convidados, que debatem os principais fatos do dia no Brasil e no mundo. Nesta terça-feira, a bancada contou com o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e com o médico patologista e professor da USP Paulo Saldiva.

As reportagens trataram de temas como a ‘Operação Carne Fraca’, deflagrada pela Polícia Federal, o desempenho do Brasil no ranking de IDH/ONU, e proposta de Reforma Política em tramitação na  Câmara dos Deputados.

Sobre as mudanças nas regras para eleição de parlamentares, o Conselheiro afirmou que é importante para o eleitor saber em que pessoa votou, para poder cobrar mais tarde.

“Nestas eleições, por tudo o que ocorreu e ainda ocorre, o eleitor quer olhar e saber em quem votar! [A lista fechada] inibe novas lideranças e dá poder às direções partidárias no sentido de colocar os nomes que quiserem. Pode até ser no futuro, mas agora não! Os partidos podem ajudar fazendo uma análise dos pré-candidatos, adotando a ficha limpa nos seus âmbitos”, disse.

Em relação à Operação da Polícia Federal, que apura fraudes no setor de frigoríficos, o Conselheiro disse que a preocupação com os impactos econômicos sobre as exportações é legítima, mas que o consumidor nacional também precisa de atenção. “Devemos, sim, nos preocupar com os produtores, mas e com os consumidores? Quais são as unidades que funcionavam com base na corrupção? Que lotes de carne estão irregulares? É preciso dar nome aos bois. Apoio a PF e o Ministério Público. Precisamos de transparência”, afirmou.

A íntegra da edição desta terça-feira está disponível no Canal do Youtube através do link https://www.youtube.com/watch?v=SSB-1HUk1WI.