webdoor_inter_apresentacao_0.png

14/08/2017 – SÃO PAULO – Crianças e adolescentes que deixaram a Síria e Angola para escapar de conflitos armados e perseguições políticas se apresentaram ontem, em um coral, durante o encerramento da XV Semana Jurídica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O grupo, batizado de “Somos Iguais” e composto por jovens entre três a 19 anos, tem como padrinho o maestro João Carlos Martins, considerado um dos maiores pianistas e intérpretes de Bach do século XX. 

Na presença dos Conselheiros do TCESP, do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e de cerca de 400 convidados, os jovens cantaram ‘The Lord’ e ‘Your the Voice’. Emocionando a plateia, ainda pediram ajuda às crianças que continuam sofrendo em seus países de origem.

“Temos que acreditar que o Brasil tem jeito. Não podemos perder a esperança. Prova disso são essas crianças refugiadas, que saíram de seus países para tentar reconstruir uma vida aqui”, declarou o presidente do TCESP, Sidney Beraldo.

O “Somos Iguais” integra um projeto humanitário que auxilia refugiados no Brasil. A iniciativa é reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e recebe o apoio da Acnur, a agência da organização para refugiados.

Idealizado pela voluntária de causas sociais Daniela Guimarães, o coral _formado por 30 pessoas_ tem aulas de canto na Fundação Bachiana. Criada por Martins, a entidade, sem fins lucrativos, difunde a democratização cultural e a inclusão social. O grupo também tem se apresentado ao lado dos músicos que compõem a Orquestra Bachiana Filarmônica, vinculada à fundação.

.Campanha prorrogada

Levados a deixar suas casas por conflitos, guerras e violações de direitos humanos, milhões de indivíduos se deslocam pelo mundo todos os anos. Dados de 2016 da Acnur apontam que cerca da metade dos 21,3 milhões de pessoas nestas condições são crianças e jovens de até 18 anos de idade.

O Brasil atualmente abriga cerca de 9 mil refugiados de 79 nacionalidades e possui aproximadamente 26 mil solicitações de permanência no país. 

Em solidariedade aos refugiados, o TCESP está promovendo uma campanha para arrecadar doações destinadas à comunidade de expatriados da cidade de São Paulo. Produtos de higiene, alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos em bom estado poderão ser entregues agora até a próxima terça-feira (15/08) na Biblioteca do Tribunal, localizada no Anexo 1 da sede da Corte. Participantes da XV Semana Jurídica e servidores podem participar da ação.