24/04/15 – SÃO PAULO – O Conselheiro-Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Sidney Estanislau Beraldo, participou na quinta-feira (23/4), às 12h30, de entrevista ao vivo durante o programa JC Debate na TV Cultura, onde foi abordado o tema ‘O papel dos Tribunais de Contas’ (clique para assistir).

Conduzido pela jornalista Andresa Boni, o programa trouxe como convidada, também, a Professora Titular de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Odete Medauar, que falou sobre o tema em pauta e falou sobre o histórico e importância das Cortes de Contas – no Brasil e em diversos países.

Os entrevistados responderam perguntas e dúvidas colhidas com o público expectador, explicaram as funções e competências das Cortes de Contas, em especial a paulista, e discorreram sobre os diversos tipos de ações fiscalizatórias e seus impactos no cotidiano da sociedade.

O Conselheiro Sidney Beraldo, citando exemplos práticos, versou sobre a importância do cidadão em fiscalizar e acompanhar os gastos públicos. O Corregedor falou sobre os canais de atendimento do TCESP, com a recente implantação da Ouvidoria, e destacou a adoção do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicador que medirá a qualidade dos gastos e investimentos realizados pelas Prefeituras.

Na oportunidade, a Professora Odete Medauar ofertou ao Conselheiro um exemplar do livro, ‘Controle da Administração Pública’, editado pela Thomson Reuters onde são abordados temas relacionados ao controle interno com foco para as possibilidades que proporcionam à melhoria da atuação administrativa. O Corregedor retribuiu a gentileza ofertando à professora um exemplar do Manual do IEGM, editado pelo TCE e que trata sobre a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal.

Clique para assistir a entrevista – Bloco 1

Clique para assistir a entrevista – Bloco 2