webdoor-almino_2.png

22/08/16 – SÃO PAULO – Estudantes, profissionais da iniciativa pública e/ou privada e operadores do Direito terão a oportunidade de participar no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na capital, no dia 29 de agosto, segunda-feira, das 15h00 às 17h00, da palestra ‘1964 e Hoje’, que será proferida pelo ex-Ministro do Trabalho e da Previdência Social do Presidente João Goulart, Almino Affonso. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas por meio do link http://migre.me/uJQeX.

Almino Affonso falará sobre os aspectos históricos da manutenção do Estado Democrático, abordando os conceitos de liberdade, democracia e igualdade na atual conjuntura política, social e econômica do país. A abertura do evento contará com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e demais membros do colegiado.

Na oportunidade, o palestrante também discorrerá, a partir de sua experiência e bagagem cultural, sobre os fatos que marcaram o Golpe de Estado de 1964, retratados na obra ‘1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart’, editado pela Imprensa Oficial do Estado, e que traz reflexões dos principais acontecimentos do período.

Realizada em parceria com a Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito USP, a palestra conta com apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

. Histórico

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Almino Affonso foi o primeiro Ministro do Trabalho e da Previdência Social do Governo do Presidente João Goulart, no período de 24 de janeiro a 18 de junho de 1963. Viveu no exílio por 12 (doze) anos na Iugoslávia, Peru e Argentina, Uruguai e Chile, quando cassado pelo Golpe de Estado de 1964.

De volta ao Brasil, em 1976, foi Secretário dos Negócios Metropolitanos e Vice-governador do Estado de São Paulo, no mandato de Orestes Quércia. Foi Deputado Federal e Senador da República. Em 2000, foi Secretário Municipal de Relações Políticas na gestão do prefeito paulistano Régis de Oliveira, além ter sido assessor do Governador de São Paulo, no governo de José Serra.