webdoor-foccosp-tcesp_0.png

19/09/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), recebeu na segunda-feira (19/9), das 9h30 às 17h30, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, o Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (FOCCOSP). O evento teve como objetivo ampliar o entendimento e o debate sobre o tema proposto por parte dos servidores e funcionários dos órgãos que integram o fórum.

Estiveram presentes na solenidade de abertura o Presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo (CGA), Ivan Francisco Pereira Agostinho e o Chefe de Gabinete da Presidência da Corte de Contas paulista, Flávio Barbarulo Borgheresi, que na ocasião representou o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.

Intermediados pelo Auditor-Substituto de Conselheiro do TCE, Alexandre Manir Fiqueiredo Sarquis e pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa, os debates contaram com a apresentação de 4 (quatro) painéis que versaram sobre o combate à corrupção e as ferramentas para se combater o mau uso dos recursos públicos.

"Como a corrupção e a lavagem de dinheiro são crimes de grande complexidade, é necessário capacitar os servidores públicos para o enfrentamento desses delitos. É ele quem toma a primeira atitude quando percebe que algo está errado", disse Agostinho durante a abertura das atividades.

O quadro de palestrantes foi composto pelo Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Rodney Idankas; pelo Diretor de Sistemas, Fábio Xavier; pelo Procurador do Estado de São Paulo, Antonio Augusto Benini; pelo Procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), José Roberto Pimenta Oliveira e pelo Coordenador do Laboratório de Tecnologia, Robinson Fernandes.

. FOCCOSP

Criado em 2013 a partir de discussões no âmbito da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado, o fórum tem o objetivo de fomentar o diálogo e a implementação de ações que visem o fortalecimento do Estado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, por meio da qualificação e capacitação de agentes, alterações estruturais, propostas de alteração legislativa e outras medidas da espécie.

Formado por instituições das 3 (três) esferas de poder, o FOCCOSP possui uma secretaria executiva ocupada em sistema de rodízio entre os órgãos, sendo que as atividades são desenvolvidas por grupos de trabalhos sob a coordenação de uma instituição indicada e com a colaboração de outras participantes.