webdoor-hack2016.png

11/10/2016 - SÃO PAULO - Dezenas de cabeças, milhares de ideias e apenas 16 (dezesseis) horas para desenvolver um game para o público infantil. Foi neste clima que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sediou, no sábado (8/10), a segunda edição do Hackathon – maratona hacker que teve como desafio o desenvolvimento de um jogo digital para crianças entre 7 (sete) e 12 (doze) anos incompletos e que incentive o combate à corrupção.

As atividades, que ocorreram das 7h00 às 23h00, no auditório da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), reuniu 9 (nove) grupos compostos por programadores, designers, profissionais e estudantes ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. As equipes contaram com a mentoria feita por professores universitários e pedagogos, com o apoio de servidores do setor de Informática do TCE .

Na avaliação do Diretor da Diretoria de Sistemas (DSIS) do Tribunal de Contas, Fábio Xavier, esta segunda edição do concurso superou as expectativas da organização. “A competição deste ano mostrou um alto nível entre os participantes e os projetos apresentados mostraram alta qualidade”, destacou Xavier.

. Julgamento

A comissão julgadora, da qual participou a Presidente do Comitê de Tecnologia da informação (CTI), Conselheira Cristiana de Castro Moraes, foi composta por professores, profissionais da área e servidores que avaliaram os projetos concluídos com base na criatividade, originalidade, utilidade prática, identificação com o tema e possibilidade de utilização imediata.

Em nome da Presidência e dos membros do colegiado, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes deu as boas-vindas aos grupos participantes e enalteceu a importância da atividade e da temática proposta. “O Hackathon é um canal de interação e diálogo entre o TCE e a sociedade. Por meio de soluções tecnológicas, reafirmamos a visão de um Tribunal moderno, proativo e que acompanha as transformações e benefícios que a informática proporciona”, enfatizou.

Nesta etapa, de desenvolvimento e programação, foram escolhidos os 3 (três) melhores projetos, com premiação para os participantes dos grupos. A equipe vencedora será escolhida por uma banca de estudantes que integram da rede pública estadual de Ensino.

A premiação do Hackathon - Game Jam - TCESP 2016 será realizada no dia 3 de novembro no Tribunal de Contas, na capital. O evento é uma iniciativa da Presidência do TCE e conta com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP). Mais informações poderão ser obtidas por meio do hotsite da competição www.tce.sp.gov.br/hackathon.

Clique para acessar a galeria de imagens