webcuiaba_0.png

24/11/2016 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas de São Paulo (TCESP), durante realização do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Cuiabá, apresentou painel temático onde foi apresentado o ‘case’ de implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

O indicador, concebido pela Corte de Contas, foi apresentado pelo Diretor-Técnico da Divisão de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), Marcos Portella Miguel e pelo Diretor de  Tecnologia da Informação (DTI), Rodney Idankas, na quarta-feira (23/11), durante o painel temático de boas práticas de gestão.

O IEGM, que neste ano apresenta sua segunda edição, é um mecanismo que possibilita avaliar o desempenho dos fiscalizados pelo TCESP e é composto por 7 (sete) índices setoriais: saúde, educação, e gestão financeira, permitindo uma visão analítica a longo prazo dos municípios, verificando se o planejamento estratégico foi alcançado de forma efetiva.

Em sua apresentação o Diretor-Técnico da Audesp afirmou que o TCE já realizou diversas fiscalizações coordenadas através da base de dados do IEGM como na merenda escolar e no tratamento de resíduos. O indicador, segundo ele, pode oferecer  elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória da instituição de controle externo.

"Isso produz uma série de resultados imediatos para a sociedade. Em fiscalizações ordinárias não conseguiríamos identificar diversas falhas na gestão, mas nestas pontuais, com informações colhidas no sistema do IEGM, podemos captar as irregularidades. Atuamos de forma concomitante e célere e isso é muito importante", apontou Portella.