webcico_0.png

01/09/17- SÃO JOSÉ DO RIO PRETO- O Prefeito Municipal de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, destacou, ontem, durante o nono encontro da 21ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, em São José do Rio Preto, o caráter inovador e a atuação pedagógica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

“Queria cumprimentar o Tribunal pela atuação, que é ágil e quer nos orientar. Queremos acertar e o tempo é de crise. Mas não se pode ficar lamentando que falta dinheiro”, afirmou o Prefeito Edinho Araújo, ressaltando que “vivemos um tempo realmente novo” e que a atuação do TCESP vem no sentido de orientar e inovar.

Durante o encontro, o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, falou sobre a importância do equilíbrio fiscal, principalmente, em época de crise.

“Temos que reduzir custos, fazer mais com menos e sermos mais efetivos. Quando o país voltar a crescer, as deficiências serão tão grandes que precisaremos de soluções mais perenes. E isso se dá por meio de umagestão fiscal eficiente”, afirmou o Presidente.

Beraldo ainda destacou a mobilização que vem sendo feita pela Corte de Contas paulista por um trabalho preventivo, de orientação e qualificação.

O Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Rio Preto, Jean Charles Serbetto, elogiou esse novo posicionamento do TCESP. “Estamos aqui paraaperfeiçoar nossos conhecimentos. Cada dia mais, temos que nos profissionalizar e tomar muito cuidado com a aplicação dos recursos públicos”, disse.

Além do controle interno, temas referentes às áreas de planejamento, transparência e repasses ao terceiro setor foram discutidos durante o encontro. Dados inéditos sobre as fiscalizações-surpresa e um estudo regional com base nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) também foram apresentados no evento.

Realizado na Universidade Paulista (UNIP), o encontro reuniu cerca de 500 participantes, entre gestores públicos e lideranças políticas de 92 municípios das regiões jurisdicionadas do TCE na região de São José do Rio Preto e Fernandópolis.

Compareceram ao evento 41 Prefeitos e 31 Presidentes de Câmaras de Vereadores.A abertura do Ciclo de Debates contou com a presença do Presidente do TCE, Sidney Beraldo, do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rafael Neubern Demarchi Costa, do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi, do Auditor Substituto de Conselheiro, Josué Romero, do Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização II, Alexandre Teixeira Carsola, do Diretor do Departamento de Supervisão da Fiscalização I, Antonio Bento de Melo, dos Diretores das Unidades Regionais de São José do Rio Preto (UR-8), Namir Antônio Neves, e de Fernandópolis (UR-11), Paulo César da Silva Neves.

Também compuseram a mesa de trabalho, o Prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, o Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Rio Preto, Jean Charles Serbetto, o Deputado Estadual, Itamar Borges, a Diretora do Campus da UNIP de São José do Rio Preto, Simone Azevedo Buchala, e o Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara.

As atividades dos Ciclos de Debates são organizadas pela Secretaria-Diretoria Geral (SDG) e Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSF’s), com apoio logístico das Unidades Regionais (UR’s) e da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP)

Clique para acessar a galeria de fotos