25/04/14 – SÃO JOÃO DA BOA VISTA – Acompanhado pelo Conselheiro Sidney Beraldo e uma equipe de técnicos, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, participou nesta quinta-feira (24/4), às 9h30, em São João da Boa Vista, da realização do terceiro encontro da edição 2014 do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O evento reuniu dirigentes municipais e lideranças que compõem a região administrativa da Unidade Regional do TCE de Mogi-Guaçu (UR-19).

O encontro, ocorrido no Centro Cultural da Universidade de São João da Boa Vista (UNIFEOB), contou com a presença de mais de 400 participantes - representantes do Executivo e Legislativo de 27 (vinte e sete) municípios jurisdicionados do TCE na região, dentre eles 13 (treze) Prefeitos e 11 (onze) Presidentes de Câmaras. Na oportunidade, os dirigentes e lideranças políticas, participaram das exposições de painéis e palestras, e receberam instruções e tiraram dúvidas sobre a jurisprudência da Casa.

Participaram da mesa na abertura do encontro, o Presidente do TCE, Conselheiro Edgard Camargo Rodrigues; o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; e os Procuradores do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro e Rafael Neubern Demarchi Costa, que foram recepcionados pelo Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, pelo Presidente da Câmara, Claudinei Damálio, pelo reitor da UNIFEOB, João Octávio Bastos Junqueira, e pelo Diretor Regional do TCE, Vanderlei Marçola.

Ao saudar os presentes, o Presidente do TCE destacou a importância do evento em sanar as duvidas e prestar orientações aos gestores. “O Tribunal está ciente das dificuldades dos gestores e por isso se coloca como um parceiro dos municípios”, disse. Nesses encontros queremos enfrentar as questões que os dirigentes municipais enfrentam. “Além de discutir questões continuadas da administração, também estamos abordando temas novos, como a Lei de Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana", reforçou.

O Procurador do MPC, Thiago Pinheiro, também utilizou a palavra para destacar a importância da transparência nas gestões e o acesso a informações. “Ser gestor público hoje requer grande habilidade, mas o planejamento é a saída para a administração de resultados”, considerou ao reiterar o trabalho didático da Corte de Contas paulista junto aos entes jurisdicionados.

O Prefeito de São João da Boa Vista agradeceu ao Presidente pela oportunidade em sediar um encontro do Tribunal de Contas. “Estamos vivendo um novo tempo no país. Hoje o administrador tem que ouvir a sociedade e o Tribunal é um parceiro para ajudar a administração”, destacou. Da mesma forma o reitor da universidade destacou a realização do evento e disse, em nome da academia, se sentir honrado em colaborar neste evento para o bem da sociedade em geral. “Educação não é só na sala de aula, vai além dos bancos escolares”, pontuou.

Participaram do Ciclo de Debates representantes dos municípios de Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Caconde, Cosmópolis, Divinolândia, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Itobi, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Tapiratiba, e Vargem Grande do Sul.