web_0.jpg

22/08/2016 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) será palco de muitas ideias, criatividade e inovação na 2ª edição da maratona Hacker. O evento acontecerá no dia 8 de outubro na Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), do TCESP, reunindo programadores, designers gráficos, profissionais e estudantes ligados ao desenvolvimento de jogos. As inscrições estão disponíveis no hotsite http://migre.me/uHInr e podem ser feitas até às 23h59 do dia 5 de setembro.

Sob o formato de ‘Game Jam’, o desafio dessa edição tem o propósito de desenvolver um jogo eletrônico e educativo ao público infantil entre 7 a 12 anos, sobre o tema ‘Combate à corrupção’. O objetivo é apresentar às crianças o que é e como identificar atos de corrupção em seu cotidiano. “Mostraremos que devem agir honestamente e de forma correta desde cedo, com amigos, professores, colegas, familiares e pessoas com as quais convivem”, afirma o Diretor de Tecnologia  do TCE, Fábio Xavier.

.Hackathon

Além de desafios com premiações no final, a maratona de programação, conhecida como Hackathon, também traz a oportunidade de adquirir experiências como por exemplo o trabalho em equipe e mostra o quão importante pode ser o papel da tecnologia a serviço da sociedade. “Elaborar uma idéia, a partir das ferramentas que a tecnologia proporciona e desenvolver algo que pode ser capaz de resolver problemas e contribuir para o bem estar social, gera uma enorme satisfação”, destaca Guilherme Uezima, participante do Hackathon 2015.

O evento teve sua primeira edição em 2015, estimulada pela Presidência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O termo Hackathon é a conseqüência de uma combinação de palavras inglesas ‘hack’, que quer dizer programar de forma excepcional, e ‘marathon’ que significa maratona. O evento deu início no final dos anos 90 a fim de reunir programadores e profissionais da área de informática para desenvolver softwares que atendam um fim específico ou projetos que sejam inovadores e utilizáveis.