web-ouvidoria.png

20/07/2017- SÃO PAULO- A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou um total de 2.927 atendimentos no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado. Março foi o mês com maior número de consultas - 1.220 solicitações.

“Os chamados aumentam porque as pessoas vão tomando conhecimento do serviço. E isso é ótimo. Afinal, a Ouvidoria é o elo entre cidadão e a instituição”, diz Zilter Bonates da Cunha, Ouvidor do Tribunal.

Relatório elaborado pelo órgão revelou ainda que, dos seis canais de relacionamento disponibilizados pelo Tribunal, o Portal foi o que mais recebeu demandas -1.877. O telefone 0800 aparece em segundo lugar, com 483 questionamentos. Logo em seguida, com 459 mensagens instantâneas e ligações, está o aplicativo WhatsApp.  O e-mail, o Serviço de Informação ao Cidadão e os atendimentos presenciais somaram 108 pedidos de informações

Do total de chamados, 44,5% partiram de servidores de órgãos fiscalizados, 36,4% de funcionários do TCESP e 19,04% de cidadãos.

Solicitações de esclarecimentos a respeito do Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), Processo Eletrônico (ETCESP) e Índice de Efetividade da Gestão Municipal (indicador criado pelo Tribunal para medir a eficiência das gestões municipais) foram as mais recorrentes. Mas acompanhamento processual, concurso público e licitações também aparecem entre as dúvidas.

Dois anos de Ouvidoria

Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria do TCESP surgiu como um novo instrumento de comunicação entre a sociedade e a Corte de Contas paulista. O órgão tem como missão assegurar, a todos os interessados, o direito a informações, reclamações, sugestões e críticas relacionadas ao Tribunal de Contas

Aprovada por unanimidade pelo Conselho do TCE e instituída por meio da Resolução nº 3/15, a Ouvidoria é composta por um Ouvidor e uma equipe de servidores da Casa. Designado pelo Conselheiro-Presidente, o responsável pela instituição tem mandato de um ano.

Contatos

Para entrar em contato com o órgão, basta enviar e-mail para ouvidoria@tce.sp.gov.br, ligar para o número 0800.8007575 ou encaminhar mensagem no aplicativo Whatsapp para o (11) 99508.7638.