Clique para assistir a íntegra das palestras

29/04/15 – SÃO PAULO – Durante a realização do I Seminário Internacional de Boa Governança no Setor Público, ocorrido no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), os palestrantes Manuel Espinoza de los Monteros, do México, e Dominik Brodowski, da Alemanha, discorreram sobre temas ligados à transparência e prevenção à corrupção no poder público (clique para assistir).

PAINEL 1: Deputados Federais falam sobre controle interno e combate à corrupção

PAINEL 2: Palestrantes estrangeiros debatem transparência e prevenção à corrupção

PAINEL 3: Seminaristas debatem transparência, controle e combate á corrupção

Consultor em matéria de Defesa Penal Preventiva e Presidente do Comitê Jovens Penalistas da Associação Internacional de Direito Penal, Manuel Espinoza de los Monteros expôs alguns ‘cases’ da Administração Pública, apresentando os desfechos e ações conclusivas para o combate à corrupção.

Ao comparar as legislações vigentes no Brasil e em outros países, o palestrante considerou que, por mais modernas que sejam as proposituras, a população e sociedade não percebe a diminuição dos efeitos da corrupção e má gestão dos recursos públicos. “A corrupção não é um problema cultural, mas sim um problema de sistema”, acrescentou.

Doutorando em Direito Penal pela Universidade de Tübingen na Alemanha e membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Direito Penal, Dominik Brodowski apresentou a palestra Defesa dos interesses coletivos e privados na prevenção à corrupção’, onde discorreu sobre o conceito e definição de corrupção e o abuso do poder.

Mediaram os debates os Conselheiros Dimas Eduardo Ramalho, Sidney Estanislau Beraldo e o Decano do Tribunal de Contas, Antônio Roque Citadini que finalizou o painel, reforçando a importância do fortalecimento das instituições fiscalizadoras para o combate à corrupção e fazendo considerações sobre os temas abordados por Espinoza e Brodowski.