19/05/14 – SÃO PAULO – Com objetivo de propor relevantes discussões quanto à estruturação do controle interno a partir de normas padronizadas, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, pela primeira vez, um seminário com palestras e oficinas, que reuniu cerca de 300 gestores e servidores de todo Estado e municípios paulistas.

Organizado pela Escola de Contas Públicas (ECP), o evento reuniu dirigentes, gestores e servidores das áreas de Planejamento, Administração, Finanças, Contabilidade e Controle Interno. Realizado no auditório nobre, o seminário foi retransmitido pela TVTCE simultaneamente para o auditório ‘Ministro Genésio de Almeida Moura’ - localizado no 16º andar do prédio sede -, e para o auditório da Escola de Contas.

Após a abertura oficial realizado pela Presidente em exercício, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, foram realizadas palestras que deram suporte à elaboração de uma ‘Carta de Recomendações’, documento que será direcionado aos responsáveis pela área de controle interno nos órgãos públicos.

Às 9h00, a primeira palestra teve como expositor o Assessor Técnico Flavio Corrêa de Toledo Junior, que falou sobre a jurisdição do TCE que fiscaliza a gestão anual de quase 3.300 entidades públicas do Estado e 644 municípios do interior paulista.

A palestra seguinte foi proferida por Marcelo Campos da Silva, servidor da Controladoria Geral da União (CGU) e atuante na Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), e discorreu sobre normas do controle interno, com foco na evolução patrimonial do servidor e agente público.

Ministrada por Fábio Neves Fernandes, servidor da Divisão de Continuidade e Riscos da PRODESP, a terceira palestra versou sobre o uso da tecnologia da informação e dados em diversas áreas nos órgãos públicos.

Durante o período da tarde, das 14h00 às 17h00, os participantes se dividiram em ‘grupos-oficina’, e foram coordenados pelo Diretor Técnico de Fiscalização, Paulo Massaru Sugiura; pelo Assessor Técnico Flavio Corrêa de Toledo Junior; e pelo o Agente da Fiscalização Financeira, Alexandre dos Santos.

Ao final dos trabalhos, os grupos participaram da elaboração de um documento conjunto, uma ‘Carta de Recomendações’, que reunirá diversas orientações e normas para a execução do controle interno nos jurisdicionados. Após deliberado com a Presidência do TCE, o material será divulgado aos dirigentes, gestores e servidores afetos á área de controle interno.