31/03/15  - ARARAQUARA – Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho participou na segunda-feira (30/3), às 9h00, no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, em Araraquara, de reunião com 15 (quinze) Prefeitos que integram a Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado (APREC), para debater, dentre outros assuntos, o correto encaminhamento da prestação de contas à Corte de Contas paulista.

Convidado pelo Presidente da APREC e Prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, o Conselheiro defendeu a harmonia e respeito entre os poderes públicos, principalmente entre Executivo e Judiciário, e disse ser importante que os Prefeitos ampliem o diálogo com o TCE neste momento de grave crise econômica vivida pelo país e que reflete diretamente nos municípios.

Além das ações e atividades fiscalizatórias desenvolvidas pelo TCE junto aos jurisdicionados, o Conselheiro ainda falou sobre a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM e da importância dos gestores e agentes públicos no 19ª Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, que realizará edição na região no Centro de Convivência Melhor Idade, em Ibaté, no próximo dia 10 de agosto (confira o calendário).

“O Tribunal de Contas quer ser parceiro dos municípios para orientar melhor os Prefeitos sobre como agir em relação aos gastos públicos. Orientar sobre o que pode ser ou não contratado, por exemplo, dentro das normas pré-estabelecidas”, afirmou o Conselheiro, que ouviu o relato de vários gestores sobre as dificuldades em bancar o excesso de gastos, principalmente com Saúde e Educação.

Estiveram presentes no encontro os Prefeitos Cleide Berti (Américo Brasiliense); Dudu Bolito (Rincão); Celso Teixeira Neto (Motuca); Edinho Raminelli (Boa Esperança do Sul); Fabrício Vanzelli (Trabiju); Osvaldo Rodrigues (Nova Europa); Rafael Camargo (Tabatinga); Florisvaldo Fiorentino (Ibitinga); Virgilio do Amaral (Borborema); Alessandro Magno Rosa (Ibaté); Chico Dumont (Matão); Antonio Claudio Falchi (Cândido Rodrigues); Renata Braga (Porto Ferreira) e Henrique do Nascimento (Descalvado).

Também participaram dos debates, os Deputados Estaduais Márcia Lia e Roberto Massafera; o Presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Elias Chediek, e os vereadores Jeferson Yashuda, Edna Martins e Gerson da Farmácia; o Vice-prefeito e Coordenador de Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; além de representantes de outros Legislativos, Secretários municipais e outras lideranças regionais.