webdoor-medalha.png

08/12/16 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e o Procurador-Chefe do Gabinete da Presidência, Flávio Barbarullo Borgheresi, foram condecorados, na sexta-feira (9/12), às 15h00, com o Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos – honraria instituída para comemorar a lembrança dos 70 (setenta) anos da revolução constitucionalista de 32.

A condecoração – idealizada pelo Presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Comendador Adilson Cezar e oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Decreto n.º 46.718, de 25 de abril de 2002 -, é concedida a personalidades civis e militares e instituições que tenham contribuído de alguma forma para a recuperação histórica e a preservação da ordem constitucional e assim, prestado relevante serviço ao povo paulista e à nação brasileira.

Participaram da entrega da honraria o Presidente do Instituto e também e Presidente do Conselho de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo, Professor Adilson Cézar; o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Dr. Haroldo Guilherme Fazano.

Também prestigiaram o ato Presidente nomeado para a Diretoria Executiva do Núcleo de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32/MMDC do TCESP, Antonio Carlos Luz Magalhães; o Vice-Presidente  do Conselho Deliberativo do Núcleo MMDC - TCE, PM Anderson Lima de Oliveira e o Diretor de Relações Públicas do Núcleo MMDC - TCE, Tarcísio Candido de Aguiar.

A honraria tem por finalidade o resgate histórico de um dos principais episódios que marcaram a revolução constitucionalista, e aproveita para dar ao espírito constitucionalista uma dimensão nacional – incorporando sob o título de heróis anônimos a todos os brasileiros que de uma ou outra maneira lutam pela preservação da ordem constitucionalista.

. Histórico

A láurea foi criada como homenagem à figura de Orlando de Alvarenga, mártir da Revolução Constitucionalista de 1932 e de tantos heróis anônimos que sucumbiram pela causa constitucionalista. Alvarenga combateu ao lado dos jovens Miragaia, Martins, Drauzio e Camargo e no confronto do dia 23 de maio, quando o MMDC tombou, Alvarenga foi gravemente ferido, vindo a falecer em 12 de agosto de 1932.

O Colar Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos traz, no medalhão central uma cruz, símbolo de sofrimento e martírio, lembrando os heróis de 1932, e a inscrição MMDC A, identificando os primeiros mártires da luta paulista, acrescentando o A de Alvarenga e de Anônimos. Traz, ainda, duas espadas cruzadas, indicando a vontade guerreira que marcou aquele momento histórico de São Paulo.