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07/07/16- SÃO PAULO – Responsável por planejar, executar e operar serviços de saneamento básico em todo o território do Estado de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) recebeu na tarde de quarta-feira (6/7), às 16h00, a visita do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho.

Na oportunidade, recepcionado pelo Presidente da SABESP, Jerson Kelman, o Conselheiro tomou ciência das atividades desempenhadas pela companhia para o enfrentamento da crise hídrica e foi informado sobre os novos projetos que estão sendo executados nos 366 (trezentos e sessenta e seis) municípios do Estado, quanto à prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e disposição final de esgotos.

Durante a audiência o Presidente da SABESP falou a respeito do histórico da instituição, aspectos da gestão e planejamento de projetos, bem como sobre as ações e obras em edificação no Estado. Composta por 5 (cinco) diretorias – 2 (duas) delas de atuação operacional e que se dividem em 17 unidades de negócio distribuídas pelo território paulista – a companhia administra  235 estações de tratamento de água e 539 estações de tratamento de esgotos, incluindo 9 emissários submarinos.

Jerson Kelman, ao apresentar os números da SABESP ao Presidente do TCE, falou sobre a complexidade e o tamanho da rede de distribuição de água, que atualmente alcança 71,7 mil quilômetros, e da estrutura para tratamento de esgotos, que acumula 48,8 mil quilômetros.

Ao tratar sobre a superação da crise hídrica de abastecimento em regiões específicas do Estado, o Presidente da SABESP enalteceu, além da capacidade técnica e operacional do corpo de profissionais da companhia, a maturidade e entendimento da população, que colaborou intensamente com o uso consciente e racional de água.

. Parcerias

O Presidente do TCE, por sua vez, falou das ações e projetos em implantação em sua gestão frente à Corte de Contas paulista, tanto nas ações fiscalizatórias, como na capacitação e orientação dos gestores e jurisdicionados. Ramalho propôs o desenvolvimento de futuras parcerias no sentido de promover cursos, eventos, seminários e outras ações para promover o desenvolvimento profissional dos gestores e servidores públicos.

Dimas Ramalho falou sobre os novos projetos que estão sendo implantados nesta gestão, com o uso de ferramentas de tecnologia e informática – a exemplo das sustentações por videoconferência durante as sessões, desenvolvimento de jornada de ‘teletrabalho’ -, discorreu sobre as ações fiscalizatórias e deu ênfase nas atividades voltadas a aproximar o TCE da sociedade e do demais órgãos públicos nas diversas esferas de poder.

Ao final, ficou acordado que o TCE e a SABESP consolidarão um cronograma de atividades com o objetivo de promover maior interatividade entre os órgãos, visando o fortalecimento de ambas as instituições, de modo a incentivar a participação da sociedade no controle social e acompanhamento dos gastos públicos.

Participaram da reunião o Chefe de Gabinete da Sabesp, Luis Fernando Beraldo Guimarães; o Superintendente de Comunicação, Adriano Stringhini e o Assistente Executivo, Flavio Fernandes Naccache. Por parte do TCE acompanharam o Presidente os Assessores-Técnicos Filipe Rabelo e Raul Vicentini, e o Coordenador de Comunicação Social, Laércio Bispo.