web_epcp_0.png

09/01/18- SÃO PAULO- O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, em 2017, 129 cursos e eventos para a capacitação de gestores e funcionários públicos municipais e estaduais. Os encontros, organizados pela Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP, entidade vinculada à Corte), reuniram 24.400 pessoas ao longo do ano. Dessas, 18.800 participaram de aulas presenciais e 5.600, de orientações dadas à distância (online).

“Isso só mostra o empenho do Tribunal para orientar os administradores e todos aqueles que lidam com recursos públicos. Mais do que cães de caça, queremos ser cães-guia.Nosso objetivo é ajudar os gestores para que eles possam gastar adequadamente o dinheiro dos impostos pagos pela população. Só assim poderemos ter serviços públicos de qualidade”, declarou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo.

Balanço realizado pela Escola mostra também que os servidores do TCESP foram beneficiados com uma média de 14,5 horas de aulas e palestras de curta duração. “Já em graduações e pós-graduações tivemos uma média de 40 horas em 2017”, afirmou a Coordenadora da EPCP, Bibiana Camargo.

Segundo a Coordenadora, em geral, os cursos mais procurados nesse período foram os relacionados ao Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp) e aos Conselhos Municipais de Saúde. Também foi grande a busca por informações sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pelo TCESP para medir a eficiência das 644 prefeituras paulistas fiscalizadas pelo Tribunal.

Para ampliar o alcance das capacitações, a EPCP também transmite os eventos em tempo real, por meio de Canal no YouTube (https://goo.gl/q4tPam). Cursos, seminários e aulas estão disponíveis no mesmo endereço.

. Controle Social

Entre as atividades promovidas em 2017 estão ainda 12 edições do programa ‘Conheça o TCESP’. Quase 500 pessoas participaram dessas reuniões, dirigidas principalmente a universitários.

Além de apresentar aos interessados a estrutura, composição e as competências do Tribunal, as visitas guiadas aproximam a população da Corte, deixando clara a importância do órgão para o aperfeiçoamento do controle social.

Mais informações sobre as capacitações podem ser obtidas no www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos