webdoor-anticorrupcao_1.png

07/12/2016 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em conjunto com o Instituto Não Aceito Corrupção (INAC), realizará, nos dias 8 e 9 de dezembro, quinta e sexta-feira, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, o IV Seminário ‘Caminhos Contra a Corrupção’. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do site www.tce.sp.gov.br/seminario.

Direcionado a servidores, agentes públicos, estudantes e demais interessados, o evento, que contará com a apresentação de 3 (três) painéis temáticos durante os 2 (dois) dias de evento, acontecerá na modalidade presencial, com transmissão em tempo real pela Internet.

O evento integra a programação da Semana de Combate à Corrupção, que inclui o lançamento do livro ‘48 Visões Sobre a Corrupção’, um prêmio às melhores ideias acadêmicas sobre o tema, e uma corrida com início na Praça Charles Milller, no domingo (11/12). A programação completa pode ser acessada por meio do link http://migre.me/vwNjq.

. Abertura

A abertura do seminário, na quinta-feira (8/12), contará com a presença do Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e terá o professor Clóvis de Barros falando sobre ‘Que brasileiros teremos que ser para ter o Brasil que queremos?’.

. Painéis

Às 14h00, no primeiro dia de atividades, o painel com o tema ‘Reforma Política para a construção da cultura de integridade’, cuja mediação será feita pelo jornalista Fabiano Angélico, terá como integrantes os cientistas políticos Humberto Dantas e Nuno Coimbra Mesquita.

Na sequência, às 16h30, o segundo painel ‘Impactos econômicos da corrupção’, terá como debatedores o economista Luis Paulo Rosenberg e o Conselheiro-Decano do TCE, Antonio Roque Citadini. Os trabalhos serão mediados pela jornalista Mônica Waldvogel.

O terceiro painel ‘Corrupção: danos à democracia e impactos na sociedade brasileira’, acontecerá às 9h30, na sexta-feira (9/12) e terá como expositores o cientista político José Álvaro Moisés e o Promotor de Justiça e Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu.  O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio coordenará os debates.

. Encerramento

O encerramento do evento caberá ao ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito, que fará a palestra  ‘Brasil: um país maduro para combater a corrupção’. A atividade será mediada pela jornalista Laura Diniz. Outras informações podem ser obtidas pelo email epcp@tce.sp.gov.br.