06/04/15 – Criador da Teoria da Inteligência Multifocal, o médico e escritor brasileiro Augusto Cury, proferiu, na segunda-feira (6/4), às 10h00, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, a palestra ‘A importância da Inteligência Multifocal para a qualidade de vida’. Direcionada aos servidores da instituição, a exposição foi acompanhada ao vivo nos auditórios do TCE na capital e transmitida, em tempo real, por meio da rede interna (Intranet), para as 20 (vinte) Unidades Regionais no interior.

A abertura do encontro contou com a presença da Presidente Cristiana de Castro Moraes; do Conselheiro-Corregedor, Sidney Estanislau Beraldo e do Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi. Organizada com apoio da Escola de Contas Públicas (EPCP), a palestra contou com a presença de Agentes e Auxiliares, Assessores, Diretores, e demais servidores da instituição.

Doutor ‘Honoris Causa’ pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, em Portugal. É autor de mais de 30 obras e já vendeu mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil. Seus livros foram publicados em mais de 60 países – sendo o autor brasileiro mais lido na última década, segundo as revistas Veja e IstoÉ.

Psiquiatra e psicoterapeuta, em sua apresentação Augusto Cury discorreu sobre sua Teoria da Inteligência Multifocal, apresentando os elementos essenciais para a formação da inteligência humana, tais como o processo de interpretação, a democracia e o autoritarismo das ideias e o fluxo vital da energia psíquica.

Cury falou sobre os códigos da inteligência para a formação das mentes em busca da excelência na profissão, e enalteceu a importância em se buscar a excelência emocional como fator determinante do sucesso profissional. O escritor deu exemplos práticos de comportamentos e armadilhas da mente que bloqueiam o desenvolvimento da inteligência e falou da busca no sentido de desvendar o complexo funcionamento da mente humana.

Para o expositor, desvendar estes eventuais códigos é ‘fundamental para conquistar a saúde psíquica, criatividade, eficiência profissional e manter relações saudáveis’. Possíveis soluções, segundo Cury, estão em gerir o intelecto, a autocrítica, a resiliência, o altruísmo, o debate de ideias, o carisma, a intuição criativa e, por fim, como administrar as próprias emoções.