TCE abre inscrições para programa de visitas monitoradas

web_conheca_0.png

12/03/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está com as inscrições abertas para o programa ‘Conheça o TCESP’ de 2018 – atividade que tem como intuito apresentar, de forma interativa e didática, as competências e atribuições da Corte de Contas no exercício do controle externo da Administração Pública.

O curso, que ocorre desde 2008, é desenvolvido com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP) e é direcionado ao público universitário, jurisdicionados e cidadãos em geral.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de pré-agendamento pelo link https://goo.gl/n7GwRt.

Segundo o orientador do curso, Ivan Moncoski Mangano, Auxiliar da Fiscalização Financeira junto à EPCP, o evento é de grande importância, pois ensina o cidadão a entender o processo de apreciação das contas públicas e capacita os participantes a exercerem o controle social, atentos à boa aplicação do dinheiro público.

“É importante que os cidadãos conheçam o trabalho do TCE e que entendam como podem participar desse processo, seja no acompanhamento dos atos administrativos para o bom uso dos recursos públicos, ou na forma de representações e denúncias que podem ser feitas junto ao Tribunal”, declarou Ivan Mangano.

.Como funciona

O ‘Conheça o TCESP’, com aproximadamente 4 (quatro) horas de duração, é dividido em 2 (dois) módulos: presencial, com conteúdo formado por palestras e aprendizagem em ambiente virtual, e em tempo real, no acompanhamento das sessões ordinárias realizadas pelo colegiado do Pleno.

A primeira etapa é realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), nas dependências da Escola de Contas, para que, de maneira didática, com vídeos e telas explicativas, o participante conheça toda a estrutura e o trabalho de fiscalização desempenhado pela instituição.

Em um segundo momento, os participantes têm a oportunidade de assistir a uma sessão plenária, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, realizada às quartas-feiras às 10h00. Ao final das atividades é aplicada uma avaliação aos integrantes com uma média de 7 (sete) pontos a ser alcançada, a fim de que o participante adquira o certificado de participação.

. Inscrição

A primeira edição deste ano será realizada na quarta-feira (28/3), na capital, no auditório 2 da EPCP, e no Auditório Nobre do Tribunal de Contas. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.