webdoor-turmamonica_0.png

13/10/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), realizou na quinta-feira, às 16h00, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na capital, o lançamento do gibi ‘Faça (a sua) Parte: Cuidando do que é Nosso’, editado em parceria com o Instituto Cultural Mauricio de Sousa. O impresso, que tem como protagonistas os personagens da Turma da Mônica, tem o objetivo de conscientizar do público infantil sobre os preceitos de combate à corrupção, ética e cidadania.

Compuseram a mesa o Presidente do TCE, Dimas Eduardo Ramalho; o Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini; os Conselheiros da Corte de Contas, Sidney Estanislau Beraldo e Cristiana de Castro Moraes; o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi; o Diretor Executivo do Instituto Maurício de Sousa, Amauri Sousa e a Coordenadora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Freitas de Camargo.

Voltado ao segmento de público com faixa etária entre 9 e 10 anos, a publicação traz os personagens Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Dorinha, Jeremias e a professora da turma, que, através de questionamentos e reflexões, levam o leitor a refletir sobre as boas práticas de comportamento do cidadão diante dos seus direitos e deveres, bem como destacar a importância sobre a fiscalização e acompanhamento da utilização dos recursos públicos.

O impresso, com 20 (vinte) páginas coloridas, mostra um bate-papo informal entre os personagens, no qual tiram dúvidas e estimulam o público a exercer o controle social – incentivando a comunidade estudantil a auxiliar os órgãos de controle na fiscalização dos recursos aplicados pelos gestores públicos.

. Parceria

O evento de lançamento do gibi contou com a presença da personagem Mônica e foi prestigiado pelo Presidente do TCE, Dimas Eduardo Ramalho; pelo Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini; membros do colegiado, diretores, servidores e convidados.

A Corte de Contas formalizou uma parceria com a Pasta da Educação para que o material também seja apresentado em sala de aula por professores e distribuído aos alunos da rede pública de ensino estadual para um universo estimado de cerca de 130 mil estudantes.

A proposta, segundo explicou o Presidente Dimas Ramalho, é expor aos alunos o papel e importância do TCE na fiscalização dos órgãos e dos entes que utilizam recursos públicos – e o que são esses recursos –, conceitos de cidadania, cuidados com o patrimônio, como funcionam e para que servem os impostos que pagamos, além de mostrar o que são e como identificar ações que levam a corrupção.