webdoor-ouvidoria.png

Clique para se inscrever

25/05/16 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promove no próximo dia 16 de junho, quinta-feira, das 9h00 às 13h00, o 1º Seminário sobre Ouvidor e Transparência na Gestão Pública’. O evento, direcionado aos gestores públicos, ouvidores e servidores da esfera municipal e estadual, tem como objetivo divulgar o papel da Ouvidoria na Administração Publica e a importância da participação dos cidadãos no acompanhamento e controle das atividades que envolvem recursos públicos.

Com transmissão simultânea pela Internet, por meio da TVTCE, o seminário, cuja abertura contará com a presença do Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, será dividido 4 (quatro) módulos temáticos. Gratuito e na modalidade presencial, o seminário acontecerá nas dependências do auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na capital. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser efetuadas por meio do link www.tce.sp.gov.br/epcp.

De acordo com o Ouvidor do TCE, Antonio Heiffig Júnior, durante a capacitação serão tratados temas relacionados à implantação e atuação das ouvidorias, operacionalização de canais de atendimento ao cidadão, técnicas de mediação e tópicos ligados às legislações vigentes. “Um dos propósitos é conscientizar os participantes sobre a importância dos serviços prestados pelo órgão como instrumento da cidadania e participação na gestão pública”, explicou Heiffig.

.Conteúdo

A primeira palestra, às 9h00, será ministrada pelo Ouvidor-Geral do Estado, Gustavo Úngaro e terá como tema ‘Ouvidoria Estadual, promoção da transparência e melhoria da Gestão Pública’. Coordenadora da Rede Paulista de Ouvidores, às 9h45, Maria Inês Fornazaro apresenta o tema ‘Ouvidoria Municipal no Poder Legislativo e Executivo’.

Às 10h30, o Procurador do Estado de São Paulo, Levi de Mello, discorrerá sobre o tema ‘O acesso à informação na Gestão Pública Municipal. ’

A ultima palestra, sob o tema ‘Ouvidoria na Fazenda Pública’, acontecerá às 11h15, e será proferida pelo Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores de São Paulo (ABO-SP) e Ouvidor da Fazenda Estadual, Florêncio dos Santos Penteado Sobrinho. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.