webdoor-sangue.png

13/06/16- SÃO PAULO- O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com a Fundação Pró-Sangue, realiza, entre os dias 14 de junho e 14 de julho, a campanha ‘TCE Doa Sangue’. O objetivo é incentivar a solidariedade e tornar habitual a prática entre os servidores que integram o quadro da Corte de Contas – na capital e nos municípios do interior.

A campanha publicitária, lançada na terça-feira (14/6) na capital, será estendida para os funcionários que estão locados nas 20 (vinte) Unidades Regionais do TCE no interior paulista. A ação integra o programa de coleta externa de doação de sangue da Fundação Pró-Sangue. Idealizado em 1995, o programa promove campanhas em parceria com empresas, universidades e comunidades.

A coleta de sangue na sede do TCE foi desenvolvida em conjunto com os profissionais da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS) que colaborarão com o cadastramento e triagem clínica. A Fundação Pró-Sangue disponibilizou toda a estrutura logística do seu serviço de coleta externa, que inclui cadeiras para doação, equipamentos e equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares das áreas técnica e administrativa.

Para o Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, a ação demonstra que o Tribunal, além de prestar o serviço jurisdicional e de controle externo das contas públicas, se preocupa também com questões sociais e contribui com a sociedade.

"Vemos esta ação conjunta como algo muito importante, tendo em vista a escassez de sangue principalmente no período das férias. Além de representar uma ação social a coleta de sangue representa uma atividade importante que ajudará a salvar vidas”, destacou.

Na segunda-feira dia (13/06), a Fundação Pró-Sangue realizou uma palestra voltada aos funcionários do TCE explicando a importância da doação, os procedimentos adotados na coleta, bem como orientações gerais para o candidato. No dia 14 de junho, lançamento da campanha, a Pró-Sangue realizou uma coleta externa nas dependências do Auditório 2 da Escola de Contas Públicas.

Pró-Sangue

A Fundação Pró-Sangue, considerado hemocentro-referência na América Latina, é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.

Mensalmente a Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 12 mil bolsas de sangue que têm como destino mais de 100 instituições de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, Instituto do Coração e Instituto do Câncer de São Paulo. Mais informações no Alô Pró-Sangue pelo fone 0800.55.0300, no site www.prosangue.sp.gov.br, no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

_____________________________________________

Orientações para a doação de Sangue

Serviço - Para doar sangue, elas devem estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da www.prosangue.sp.gov.br), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente (que permita a identificação da pessoa).

Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista na triagem, no dia da doação. Só lembrando que de segunda à sexta-feira, o tempo de espera no atendimento é menor.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 nos sábados, feriados e emendas; e nos 1º e 3º domingos, das 8 às 13 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Funcionamento dos postos da Pró-Sangue

. Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar
De segunda a sexta-feira, das 8 às 18h
Sábados, feriados e emendas, das 8 às 17h
Fechado aos domingos

. Posto Dante Pazzanese
Av. Dr. Dante Pazzanese, 500
De segunda a sexta, das 8 às 17h
2º e 4 º sábados, das 8às 16h (a partir de junho)
Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

. Posto Regional de Osasco
Rua Ari Barroso, 355 - Presidente Altino
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30
Sábado, das 8 às 16h
Fechado nos demais sábados, domingos e feriados

. Posto Barueri
Rua Ângela Mirella, 354 Térreo - Jd. Barueri – Barueri
De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
Fechado aos sábados, domingos e feriados

. Posto Mandaqui
Rua Voluntários da Pátria, 4227 - Mandaqui - São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 12h45 às 18h
Fechado aos sábados, domingos e feriados

. Posto Pedreira
Rua João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30
Fechado nos sábados, domingos e feriados.