19/05/15 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas de Estado de São Paulo (TCESP) instalou 2 (dois) telefones públicos para atender pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE). Os equipamentos, disponibilizados no hall de acesso do prédio sede, são direcionados às pessoas com deficiência auditiva ou que utilizam cadeira de rodas.

A medida, segundo o Tribunal de Contas, visa possibilitar que os usuários tenham acessibilidade ao sistema de telefonia pública, garantindo um modo de se comunicar de forma independente.

Um dos aparelhos instalados, voltado a atender pessoas com deficiências auditivas, permite que o usuário transmita e receba informações por meio de mensagens de texto, que são digitadas em um teclado alfanumérico e visualizadas em uma tela. A transferência de dados acontece em tempo real, semelhante ao que ocorre em ‘chats’ e mensagens de texto.

O segundo equipamento está disposto à distância de 60 centímetros do solo e tem como finalidade promover acessibilidade aos portadores de necessidades especiais cadeirantes.