webdoor-rosa.png

04/10/2016 – SÃO PAULO – O prédio sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na capital paulista, está iluminado de rosa durante todo o mês de Outubro em apoio à campanha ‘Outubro Rosa’ que visa conscientizar, esclarecer e incentivar a detecção precoce do câncer de mama.

A campanha internacional chegou ao Brasil em 2010 com apoio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e cresce a cada ano. Monumentos como Elevador Lacerda e o Viaduto do Chá foram iluminados de rosa em apoio a campanha.

Além do prédio do TCE na capital, o Portal Institucional, Intranet e redes sociais do TCE adotarão o rosa durante todo o mês.

.Estatísticas

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as brasileiras, especialmente após os 35 anos, com 25% novos casos a cada ano. As estimativas do INCA é que cerca de 57.000 novos casos sejam diagnosticados em 2016 e é mais sucessivo no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Obesidade, sedentarismo e histórico na família são alguns fatores de risco, por isso a detecção precoce é importante. Autoexame e mamografias periódicas são necessárias para o acompanhamento da saúde feminina.