lib.png

Clique aqui para acessar o Canal do TCESP no Youtube.

24/08/16 – SÃO PAULO - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) implantou o sistema de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas transmissões das sessões de julgamento realizadas no auditório nobre. Reconhecida pela Lei 10.436/2002, o sistema é utilizado e reconhecido pela maioria dos deficientes auditivos dos centros urbanos.

A inovação, implantada na terça-feira (23/8), durante a realização das sessões ordinárias das Câmaras, partiu de sugestão do Presidente do TCE, Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, no sentido de estreitar a relação da Corte de Contas e a população paulista, que poderá acompanhar semanalmente as atividades do colegiado.

“Implantamos esta ferramenta no sentido de promover acessibilidade e assegurar o direito de todos ao acesso às informações”, destacou o Presidente. “Queremos que todos os cidadãos tenham amplo acesso as decisões e julgamentos do Tribunal”, ressaltou Ramalho. A tradução em libras será realizada por (2) dois técnicos que foram contratados para atuar durante as transmissões das sessões plenárias.

Há dois anos e meio no ar, a TV TCE se estabeleceu como um canal de rápido e fácil acesso a disposição do cidadão no acompanhamento das contas públicas. A programação conta com a transmissão das sessões de julgamento - das Câmaras e do Pleno - que ocorrem sempre as terças e quartas-feiras, bem como transmite cursos de capacitação, palestras e outros eventos do gênero. Após as transmissões, todo o conteúdo é disponibilizado para acesso pelo canal do Youtube pelo link http://www.youtube.com/tcespoficial.

. Libras

O sistema de tradução em libras surgiu da necessidade de deficientes auditivos se comunicarem e serem compreendidos pela sociedade. No Brasil a estruturação de uma linguagem própria teve início ainda no Império, no ano de 1857, com a implantação do Imperial Instituto de Surdos Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).  Em 2002 foi promulgada uma nova legislação reconhece a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação dos portadores de necessidades especiais auditivos.