web_brasilia_2.png

05/03/2018 – SÃO PAULO – O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Renato Martins Costa, e o Conselheiro Sidney Beraldo participaram, ontem (5/3), em Brasília, do primeiro encontro do Colégio de Presidentes das Cortes de Contas. 

A reunião, ocorrida às 14h00, no memorial do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), contou com a presença de representantes das Cortes de todo o país, incluindo o Tribunal de Contas da União e Tribunais de Contas de Estados e Municípios.

Durante o encontro, foram definidos os integrantes do colégio de Presidentes para o exercício de 2018. O Conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado (TCE-MA) foi eleito para conduzir as atividades que serão desenvolvidas junto ao Colegiado em substituição ao Conselheiro Sidney Beraldo, que esteve à frente dos trabalhos em 2017.

Dentre outros assuntos em pauta, foram discutidos temas de cunho institucional, a exemplo do financiamento de ações e projetos para inovação e fortalecimento dos Tribunais de Contas como mecanismos de controle externo junto à sociedade.

Na oportunidade também foram debatidas propostas que serão desenvolvidas por meio das novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

. Solenidade de posse

Hoje (6/3), também em Brasília, o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo assume o cargo de Vice-Presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB). A cerimônia ocorre às 14h00, no Auditório Pereira Lira, na sede do Tribunal de Contas da União (TCU).

“É uma responsabilidade enorme assumir o cargo, porque aprimorar o trabalho dos Tribunais significa aprofundar a fiscalização dos governos para melhorar a qualidade do serviço público oferecido à população”, afirmou o Conselheiro Sidney Beraldo, que integra a Corte de Contas paulista desde 2012.

Durante a solenidade, ainda tomam posse o Presidente eleito, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, e os demais membros da Diretoria do Instituto para o biênio 2018/2019. O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates, conhecida como “A Casa do Conhecimento dos Tribunais de Contas”.