etcesp-seminario.jpg

06/06/2017 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participou, nos dias 24 e 25 de maio, em São Paulo, das atividades do V Seminário Nacional de Certificação Digital – evento da área de tecnologia voltado a debater o uso da certificação digital e sua aplicabilidade nos diversos setores da economia.

O encontro abordou temas ligados à autenticidade, segurança e validade jurídica de documentos e sistemas digitais. Os debates aconteceram no auditório do Transamerica Expo Center.

Na oportunidade, representado pela Gestora do Sistema de Processo Eletrônico (e-TCESP), Sandra Maia Souza, o TCE participou de um painel onde foram compartilhadas as experiências da Corte paulista com o uso da certificação digital no âmbito do Processo Eletrônico.

A palestrante, após falar sobre o histórico de adoção da ferramenta, falou sobre os procedimentos para acesso, peticionamento on-line e cadastramento de órgãos, pessoas físicas e jurídicas.

. Dados

No exercício de 2016 foram 19.759 processos – 89% do total – que surgiram já na plataforma eletrônica ante 2.374 processos autuados em meio físico. O maior volume, de acordo com a gestora, se refere à análise de Contratos e de Atos de Pessoal, selecionados pela matriz do sistema Audesp e por ação das Diretorias e Unidades de Fiscalização.