weboutubrorosa_0.png

21/10/16 – SÃO PAULO – Como parte da campanha ‘Outubro Rosa’, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), promoveu, na quinta (20) e sexta-feira (21), às 10h00 no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, 2 (duas) palestras voltadas aos servidores com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A abertura do evento foi realizada pelo Coordenador Médico da Diretoria de Saúde e Assistência Social (DASAS), Dr. Luiz Roberto Salgado, que falou da relevância dos temas a serem abordados, bem como a trajetória da campanha e o seu propósito.

A primeira palestra foi proferida pela médica assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Arlene Maria Perez, que discorreu sobre o tema 'Distúrbios da Sexualidade com enfoque na Terceira Idade'. O médico e professor da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas, Dr. Nilson Mello, explanou sobre o tema ‘Saúde da Mulher’.

A campanha Outubro Rosa foi lançada pela Corte de Contas no dia 4 de outubro, quando o prédio sede da capital recebeu iluminação com a tonalidade rosa, bem como o site institucional e as redes sociais, que foram personalizadas em alusão à campanha.

.Estatísticas

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as brasileiras, especialmente após os 35 anos, com 25% novos casos a cada ano. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que cerca de 57.000 novos casos sejam diagnosticados em 2016 e é mais sucessivo no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

Obesidade, sedentarismo e histórico na família são alguns fatores de risco, por isso a detecção precoce é importante. Autoexame e mamografias periódicas são necessárias para o acompanhamento da saúde feminina.