webdoor-irb-iegmbr.png

28/03/17 – SÃO PAULO – Representado pelo Presidente Sidney Estanislau Beraldo e pelo Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) participaram, em Brasília, do evento ‘Governança e Gestão nos Tribunais de Contas do Brasil’, organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O encontro tem como propósito a troca de experiências acerca da governança e gestão dos Tribunais de Contas com a finalidade de identificar oportunidades e desafios de atuação.

Durante a agenda, o Presidente do TCE, acompanhado pelos Presidentes de Tribunais de Contas de todo o Brasil, ainda participou de agenda com o Ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para debater aspectos ligados à Lei Complementar nº 135/10, conhecida como a ‘Lei da Ficha Limpa’. A audiência ocorrerá no gabinete da Presidência do TSE, às 18h30.

. Assembleia IRB

Na segunda-feira (27), acompanhado pelo Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp), o Presidente Sidney Beraldo participou, às 10h00, da Assembleia Geral e Reunião da Diretoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) que reuniu os membros titulares para debater, dentre outras, a apreciação das contas de 2016 e a constituição do orçamento para o exercício de 2017.  As atividades ocorreram no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), apoiadora do evento.

Um ponto central dos debates, coordenado pelo Presidente do IRB, Conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), foi sobre adoção do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) pelas Cortes de Contas do Brasil e a composição do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE), que, a exemplo do indicador municipal, medirá a efetividade das políticas públicas dos governos estaduais.

. Governança e Gestão

Durante o curso ‘Governança e Gestão nos Tribunais de Contas’, que teve início na segunda (27/3), às 14h30, o Presidente do TCE participou dos debates que tiveram como meta discutir ações no sentido de buscar a excelência dos serviços nas Cortes de Contas. Na oportunidade foi apresentada a primeira edição do ‘Anuário IEGM Brasil’ e veiculada a Revista Técnica dos Tribunais de Contas (RTTC).