26/09/14 – REGISTRO – A Unidade Regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), localizada em Registro (UR-12), ofereceu, na terça-feira (23/9), das 10h00 às 17h00, o curso de capacitação ‘Fundamentos de Controle Interno’, voltado a atender dirigentes, gestores públicos e servidores atuantes nas áreas de planejamento, administração, finanças, contabilidade e controle interno.

Organizado por meio da Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), o curso ocorreu nas dependências da 54ª Subsecção-Registro da Ordem dos Advogados (OAB), e teve como objetivo orientar os profissionais sobre as principais condutas a serem adotadas em suas respectivas áreas de atuação, mitigando erros e riscos, e empregando ações preventivas.

De acordo com o Diretor Regional do TCE em Registro, Antônio José Viveiros, compareceram à capacitação 101 (cento e um) participantes, dentre eles servidores de Prefeituras, Câmaras Municipais, empresas públicas, institutos de Previdência Municipal, empresas de assessoria/consultoria, servidores das Unidades Gestoras do Governo Estadual (Diretorias de Ensino, Delegacias Seccionais de Polícia, Departamento Regional de Saúde e SUCEN), representantes de todo o Vale do Ribeira, da Baixada Santista e de outros municípios do interior.

Com 7 (sete) horas de duração, com pausas para intervalos, o curso instruído pelos servidores Leandro Dall’Olio, Agente da Fiscalização Financeira-Chefe, e, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, Diretor Técnico de Divisão da Audesp. Pela manhã, Leandro Dall’Olio abordou os aspectos fundamentais do Controle Interno, desde seu histórico, até normas atuais sobre o tema, inclusive sob a ótica e instruções do TCESP.

No período da tarde, Paulo Massaru adentrou em aspectos práticos do exercício da função de Controle Interno, incluindo assuntos específicos, planos de trabalho e relatórios desta área. O palestrante destacou, ainda, as ferramentas disponibilizadas pelo Sistema AUDESP para auxílio dos trabalhos de Controle Interno nos órgãos.