Atividades, coordenadas pela EPCP reúne cerca de 25 mil pessoas em 2017 

Logo do Tribunal de Contas    Banner da Escola de Contas

 

Atividades, coordenadas pela EPCP reúne cerca de 25 mil pessoas em 2017 

 

08/01/2018 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, em 2017, 129 cursos e eventos para a capacitação de gestores e funcionários públicos municipais e estaduais. Os encontros, organizados pela Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP, entidade vinculada à Corte), reuniram 24.400 pessoas ao longo do ano. Dessas, 18.800 participaram de aulas presenciais e 5.600, de orientações dadas à distância (online). 

“Isso só mostra o empenho do Tribunal para orientar os administradores e todos aqueles que lidam com recursos públicos. Mais do que cães de caça, queremos ser cães-guia. Nosso objetivo é ajudar os gestores para que eles possam gastar adequadamente o dinheiro dos impostos pagos pela população. Só assim poderemos ter serviços públicos de qualidade”, declarou o Presidente da Corte, Sidney Beraldo.

Balanço realizado pela Escola mostra também que os servidores do TCESP foram beneficiados com uma média de 14,5 horas de aulas e palestras de curta duração. Já em graduações e pós-graduações houve uma média de 40 horas em 2017.

Ainda segundo o órgão, em geral, os cursos mais procurados nesse período foram os relacionados ao Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (Audesp) e aos Conselhos Municipais. Também foi grande a busca por informações sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), indicador criado pelo TCESP para medir a eficiência das 644 prefeituras paulistas fiscalizadas pelo Tribunal. 

Para ampliar o alcance das capacitações, a EPCP também transmite os eventos em tempo real, por meio de Canal no YouTube (https://goo.gl/q4tPam). Apresentações e aulas antigas estão disponíveis no mesmo endereço. 

. Controle Social

Entre as atividades promovidas em 2017 estão ainda 12 edições do programa ‘Conheça o TCESP’.  Quase 500 pessoas participaram dessas reuniões, dirigidas principalmente a universitários. Além de apresentar aos interessados a estrutura, composição e as competências do Tribunal, as visitas guiadas aproximam a população da Corte, deixando clara a importância do órgão para o aperfeiçoamento do controle social. 

Mais informações sobre as capacitações podem ser obtidas no www.tce.sp.gov.br/epcp/cursos.
 

Sede - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Av: Rangel Pestana, 315 - 1º subsolo

Centro CEP 01017-906 - São Paulo - SP - PABX: (11) 3292-3360

 

Subsede Araraquara - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Unidade Regional de Araraquara

Rua Euclides da Cunha Viana nº 551 – Auditório - Jd. Sta. Monica - Araraquara - SP - CEP 14801-971 - PABX: (16) 3335-3738