Em Marília, TCE capacita conselheiros municipais de Saúde

Em Marília, TCE capacita conselheiros municipais de Saúde

10/11/17-SAO PAULO- O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com o apoio logístico da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) ‘Presidente Washington Luís’, promoveu na quinta-feira (9/11), em Marília, no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira de Mello’, capacitação direcionada aos conselheiros municipais de Saúde da região.

O curso, ministrado pelos técnicos do TCESP Honormélio Pereira da Silveira, Marconi Cavalcante Benck e Marcos Massayuki Yoshimine, foi organizado com o intuito de aperfeiçoar os controles sociais e colaborar no aprimoramento do serviço público.

Criados como uma ferramenta de fiscalização comunitária das políticas de saúde, os Conselhos são responsáveis por monitorar as verbas transferidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliar na elaboração de metas e controlar a execução de ações na área.

.Temas

No evento, que reuniu cerca de 200 participantes, foram abordados temas como o papel, a estrutura e as responsabilidades desses órgãos, como também discutidas formas de interação dos conselhos com o TCESP.
O curso ainda incluiu atividades práticas sobre a apuração de informações e a auditoria de gastos. Até o fim do ano, ainda está previsto mais um curso sobre o assunto em Bragança Paulista (30/11).