Mais de 30 mil pessoas participam de capacitações em 2018

Mais de 30 mil pessoas participam de capacitações em 2018

14/01/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ao longo do exercício de 2018, 232 cursos e eventos para a capacitação de gestores e funcionários públicos municipais e estaduais. Os encontros, organizados pela Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), alcançaram 23.676 pessoas. Em 2018, também foi realizada a 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, reunindo um público de mais de 6.500 participantes.

Do total de pessoas que participaram dos cursos da EPCP, 15.653 compareceram às aulas presenciais e 8.023 acompanharam as orientações à distância (on-line). No período, os cursos mais procurados foram os relacionados ao Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (AUDESP). Orientações a respeito da remessa eletrônica de dados de Atos de Pessoal (Fase III) e Licitações e Contratos (Fase IV) foram tema de 28 eventos no TCE. Ao todo, eles reuniram 3.476 participantes presenciais e 905 on-line.

As aulas sobre controle interno também atraíram um grande público. Realizadas com o intuito de auxiliar Prefeituras e órgãos públicos na implantação e no funcionamento de organismos próprios que possam fiscalizar, de maneira articulada, a eficiência do trabalho executado pelas administrações, as três capacitações sobre o assunto contaram com mais de 900 participantes.

. Conheça o TCESP

Entre as atividades promovidas em 2018 estão 14 edições do programa ‘Conheça o TCESP’. Durante o período, um público de 370 pessoas participou das visitas monitoradas à Corte de Contas paulista.

Realizado desde 2004, o projeto inclui uma apresentação institucional do Tribunal de Contas, palestra sobre as atividades de controle externo e o comparecimento a uma sessão do Tribunal Pleno, quando o Presidente e os seis Conselheiros se reúnem para deliberar. Os visitantes que participam também podem fazer um curso a distância sobre o TCESP.

Mais informações sobre as capacitações promovidas pela Escola Paulista de Contas Públicas podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

. Ciclo de Debates

Como parte das atividades do Tribunal de Contas, em 2018 também foi promovida a 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. Com um total de 11 encontros realizados em municípios das regiões administrativas jurisdicionadas, o evento alcançou um público de mais de 6.500 participantes, entre gestores, Prefeitos, Vereadores, Secretários, lideranças políticas e agentes públicos. Por meio de palestras e debates, eles receberam orientações do TCE sobre boas práticas administrativas.

A 22ª edição do Ciclo de Debates foi sediada em dez cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo (Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Santos, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos), bem como na Capital.

O recorde de público foi registrado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, onde 1.052 participantes de 56 municípios fiscalizados pelo TCE estiveram presentes. São José dos Campos foi o segundo município com mais participações - 713. Já o evento realizado em São José do Rio Preto ficou em terceiro lugar, com 658 pessoas.