Mais de 30 mil pessoas participam de capacitações em 2018

Logo do Tribunal de Contas    Banner da Escola de Contas

 

Mais de 30 mil pessoas participam de capacitações em 2018

14/01/2019 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) promoveu, ao longo do exercício de 2018, 232 cursos e eventos para a capacitação de gestores e funcionários públicos municipais e estaduais. Os encontros, organizados pela Escola Paulista de Contas Públicas ‘Presidente Washington Luís’ (EPCP), alcançaram 23.676 pessoas. Em 2018, também foi realizada a 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, reunindo um público de mais de 6.500 participantes.

Do total de pessoas que participaram dos cursos da EPCP, 15.653 compareceram às aulas presenciais e 8.023 acompanharam as orientações à distância (on-line). No período, os cursos mais procurados foram os relacionados ao Sistema de Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo (AUDESP). Orientações a respeito da remessa eletrônica de dados de Atos de Pessoal (Fase III) e Licitações e Contratos (Fase IV) foram tema de 28 eventos no TCE. Ao todo, eles reuniram 3.476 participantes presenciais e 905 on-line.

As aulas sobre controle interno também atraíram um grande público. Realizadas com o intuito de auxiliar Prefeituras e órgãos públicos na implantação e no funcionamento de organismos próprios que possam fiscalizar, de maneira articulada, a eficiência do trabalho executado pelas administrações, as três capacitações sobre o assunto contaram com mais de 900 participantes.

. Conheça o TCESP

Entre as atividades promovidas em 2018 estão 14 edições do programa ‘Conheça o TCESP’. Durante o período, um público de 370 pessoas participou das visitas monitoradas à Corte de Contas paulista.

Realizado desde 2004, o projeto inclui uma apresentação institucional do Tribunal de Contas, palestra sobre as atividades de controle externo e o comparecimento a uma sessão do Tribunal Pleno, quando o Presidente e os seis Conselheiros se reúnem para deliberar. Os visitantes que participam também podem fazer um curso a distância sobre o TCESP.

Mais informações sobre as capacitações promovidas pela Escola Paulista de Contas Públicas podem ser obtidas pelo e-mail epcp@tce.sp.gov.br.

. Ciclo de Debates

Como parte das atividades do Tribunal de Contas, em 2018 também foi promovida a 22ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. Com um total de 11 encontros realizados em municípios das regiões administrativas jurisdicionadas, o evento alcançou um público de mais de 6.500 participantes, entre gestores, Prefeitos, Vereadores, Secretários, lideranças políticas e agentes públicos. Por meio de palestras e debates, eles receberam orientações do TCE sobre boas práticas administrativas.

A 22ª edição do Ciclo de Debates foi sediada em dez cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo (Presidente Prudente, Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Santos, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos), bem como na Capital.

O recorde de público foi registrado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, onde 1.052 participantes de 56 municípios fiscalizados pelo TCE estiveram presentes. São José dos Campos foi o segundo município com mais participações - 713. Já o evento realizado em São José do Rio Preto ficou em terceiro lugar, com 658 pessoas.

Sede - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Av: Rangel Pestana, 315 - 1º subsolo

Centro CEP 01017-906 - São Paulo - SP - PABX: (11) 3292-3360

 

Subsede Araraquara - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Unidade Regional de Araraquara

Rua Euclides da Cunha Viana nº 551 – Auditório - Jd. Sta. Monica - Araraquara - SP - CEP 14801-971 - PABX: (16) 3335-3738