Servidores do Estado recebem orientações sobre sistema de controle interno

Logo do Tribunal de Contas    Banner da Escola de Contas

 

Servidores do Estado recebem orientações sobre sistema de controle interno

15/05/2018 – SÃO PAULO – Gestão, governança, preparação de relatórios e plano de comunicação foram alguns dos assuntos discutidos ontem (14/5) durante curso sobre controle interno organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na Capital.

Responsável pelo curso, o Diretor Técnico de Divisão do TCESP, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, falou sobre as funções e destacou a importância do sistema de controle interno para a execução das atividades administrativas. “O controle interno deve ser um processo efetuado pela administração e por todo o corpo funcional, estruturado para enfrentar riscos e fornecer segurança na consecução da missão, dos objetivos e das metas institucionais, sob pena de perder sua eficiência”, afirmou o Diretor.

Dirigida a administradores públicos e servidores, a aula aconteceu no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, das 14h00 às 17h00, e reuniu cerca de 300 pessoas.

Com o propósito de ajudar as entidades a organizarem o controle interno, o TCESP disponibiliza um manual que traz orientações sobre a estruturação do sistema nos órgãos municipais.

Em linguagem simples, clara e objetiva, o ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’ é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social e está disponível para leitura e download por meio do link https://bit.ly/2GecWeE.

Sede - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Av: Rangel Pestana, 315 - 1º subsolo

Centro CEP 01017-906 - São Paulo - SP - PABX: (11) 3292-3360

 

Subsede Araraquara - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - Unidade Regional de Araraquara

Rua Euclides da Cunha Viana nº 551 – Auditório - Jd. Sta. Monica - Araraquara - SP - CEP 14801-971 - PABX: (16) 3335-3738