Servidores do Estado recebem orientações sobre sistema de controle interno

Servidores do Estado recebem orientações sobre sistema de controle interno

15/05/2018 – SÃO PAULO – Gestão, governança, preparação de relatórios e plano de comunicação foram alguns dos assuntos discutidos ontem (14/5) durante curso sobre controle interno organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na Capital.

Responsável pelo curso, o Diretor Técnico de Divisão do TCESP, Paulo Massaru Uesugi Sugiura, falou sobre as funções e destacou a importância do sistema de controle interno para a execução das atividades administrativas. “O controle interno deve ser um processo efetuado pela administração e por todo o corpo funcional, estruturado para enfrentar riscos e fornecer segurança na consecução da missão, dos objetivos e das metas institucionais, sob pena de perder sua eficiência”, afirmou o Diretor.

Dirigida a administradores públicos e servidores, a aula aconteceu no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, das 14h00 às 17h00, e reuniu cerca de 300 pessoas.

Com o propósito de ajudar as entidades a organizarem o controle interno, o TCESP disponibiliza um manual que traz orientações sobre a estruturação do sistema nos órgãos municipais.

Em linguagem simples, clara e objetiva, o ‘Manual Básico – O Controle Interno do Município’ é uma fonte ágil de consulta por parte de contabilistas, orçamentistas, procuradores, ordenadores de despesa e agentes do controle interno, externo e social e está disponível para leitura e download por meio do link https://bit.ly/2GecWeE.