17/11 – Premiação

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), realizou dia 17/11, às 14h00, no auditório nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, cerimônia de premiação das equipes vencedoras da Maratona Hacker (Hackathon) de 2016.

Uma banca, formada por servidores do TCESP e especialistas na área de informática e de educação, selecionou três ‘games’, que foram testados por estudantes da rede pública estadual de Ensino, os quais ajudaram a eleger o vencedor.

A cerimônia de premiação antecedeu o encontro de novos prefeitos eleitos do Estado de São Paulo, exceto capital. A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França

Clique aqui e veja fotos do evento.

01/11

Ocorreu no dia 01/11 na Escola Estadual ‘Professor Raul Antônio Fragoso’, em Pirituba, os testes dos projetos desenvolvidos na segunda edição da maratona Hacker.

Em parceria com a Secretaria de Educação, aproximadamente 30 (trinta) crianças do 5° (quinto) ano testaram os jogos – com o auxílio de representantes das três equipes finalistas – e por meio de cédulas e uma urna, deram seus votos.

Ao final cada criança que participou recebeu um kit com uma medalha, um gibi da Turma da Mônia ‘Faça (a sua) parte! Cuidando do que é Nosso’ e um brinde.

Através da votação das crianças foram definidos os vencedores desta edição.

08/10

Dezenas de cabeças, milhares de ideias e apenas 16 (dezesseis) horas para desenvolver um game para o público infantil. Foi neste clima que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) sediou, no sábado (8/10), a segunda edição do Hackathon – maratona hacker que teve como desafio o desenvolvimento de um jogo digital para crianças entre 7 (sete) e 12 (doze) anos incompletos e que incentive o combate à corrupção.

As atividades, que ocorreram das 7h00 às 23h00, no auditório da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), reuniu 9 (nove) grupos compostos por programadores, designers, profissionais e estudantes ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. As equipes contaram com a mentoria feita por professores universitários e pedagogos, com o apoio de servidores do setor de Informática do TCE.

Na avaliação do Diretor da Diretoria de Sistemas (DSIS) do Tribunal de Contas, Fábio Xavier, esta segunda edição do concurso superou as expectativas da organização. “A competição deste ano mostrou um alto nível entre os participantes e os projetos apresentados mostraram alta qualidade”, destacou Xavier.

Clique aqui e veja fotos do evento.

Evento

No dia 08 de outubro, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizará o 2º concurso cultural Hackathon. O evento deste ano estará sob o formato de um Game Jam, evento que reúne programadores, designers gráficos, profissionais e estudantes ligados ao desenvolvimento de jogos em uma maratona de desenvolvimento, ideias, criatividade e inovação.

O desafio deste ano é desenvolver um jogo eletrônico educacional sobre o tema de combate à corrupção para o público infantil com idade de 7 a 12 anos incompletos.

O objetivo é mostrar às crianças como identificar atos de corrupção em sua realidade. Mostrarmos que devem agir honestamente e de forma correta desde cedo, com amigos, professores, colegas, familiares e pessoas com as quais convivem.

A abordagem do tema na formação de nossas crianças é fundamental para que estas sejam levadas a pensar de maneira divertida e numa linguagem acessível nos problemas de nossa sociedade e que sejam ajudadas em suas formações como pessoas de bem, cidadãos e peças essenciais para o desenvolvimento da nação.


Regulamento

Passo-a-Passo

1 – Pressione Start

1 – Pressione Start

Poderão participar do Hackathon pessoas físicas e com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos.

A quantidade máxima de participantes foi atingida por isso as inscrições foram encerradas.

2 – Monte sua equipe

2 – Monte sua equipe

As equipes poderão ser de 3 a 5 pessoas. Os selecionados serão avisados e convidados para o pré-evento. Nesse encontro ajudaremos você a formar sua equipe e também daremos diretrizes sobre o dia do evento, desafio e instruções. Caso você já possua uma equipe é só informar na inscrição. Traga seus amigos para participar!

3 – Por onde começo?

3 – Por onde começo?

Criar um jogo, não é uma tarefa fácil. Não reinvente a roda! Existem plataformas de desenvolvimentos de jogos eletrônicos e sites de Internet que fornecem alguns materiais de graça.

Leia mais clicando aqui.

4 – Inove!

4 – Inove!

Pense de que maneira você ensinaria a próxima geração para combater a corrupção?
O futuro das nossas crianças está em suas mãos!

5 – Divirta-se!

5 – Divirta-se!

Tome um bom café da manhã conosco, conheça novas pessoas, troque experiências e ideias!
O Hackathon também é para você!

6 – Game Over

6 – Game Over

O evento dura 15h, mas vocês terão apenas 12h para fazer o jogo.
Planeje com antecedência o que pretende fazer, e quanto tempo terá disponível para fazê-lo.

Até a cerimônia de premiação os participantes das 3 melhores equipes terão mais 2 semanas para finalizarem os detalhes/ajustes do jogo.

Premiação

1º LUGAR

Tablet Samsung Galaxy Tab A com S Pen
Raspberry PI 2 Model B
Jogo do SPFC no Camarote FIAP no Morumbi
Curso Shift Fiap
Vale-presente (Geek.etc.br) de R$600 para o grupo
Coach Inovação

2º LUGAR

Raspberry PI 2 Model B
Curso Shift Fiap

3º LUGAR

Raspberry PI 2 Model B
Curso Shift Fiap

Apoio e Patrocínio

Testemunhos

Eu acredito que os hackathons são importantes para nós, desenvolvedores, porque é onde testamos nossos limites de criatividade e produtividade, mas o hackathon do TCESP tem um gostinho a mais, pensamos em como fazer a vida dos habitantes de nossa cidade melhor, porquê nós, dessa vez como habitantes, sabemos da importância de ferramentas que nos auxiliam no dia a dia e nos tragam transparência nos impostos que pagamos. Essas ferramentas são úteis para todos em nossa volta, vizinhos, familia ou qualquer outro habitante de São Paulo.
A organização do evento está de parabéns, foi tudo muito bem pensado. É difícil termos hackathons tratados com tamanha importância. Eventos deste tipo são muito úteis também para networking, em pouco tempo conheci gente com todos os tipos de habilidades e idéias.

Julio Cezar Quadros (Participante Hackathon 2015)

Julio Cezar Quadros (Participante Hackathon 2015)

O Hackathon TCE SP foi o primeiro Hackathon que participei, e a experiência foi incrível. Em apenas 15 horas, descobri a importância do trabalho em equipe, e pude ver meu grupo crescer em meio a redbulls e linhas de código. Após a primeira etapa, conheci desenvolvedores da Samsung Ocean, que me apresentaram conceitos que utilizo até hoje nos meus apps. Por fim, venci o hackathon e tive uma das melhores experiências da minha vida.
Atualmente criei a INOPUS, startup desenvolvida com a equipe do Hackathon, que tem o objetivo de criar apps com os conceitos que aprendi no evento. Esse foi o Hackathon TCE SP: Mais que uma experiência, um mudança de vida.

Michel Zarzour Filho (Participante Hackathon 2015)

Michel Zarzour Filho (Participante Hackathon 2015)

O Hackathon do Tribunal de Contas em 2015 foi uma experiência desafiadora e muito interessante. Elaborar uma ideia, a partir das ferramentas que a tecnologia proporciona, e desenvolver algo que pode ser capaz de resolver problemas e contribuir para o bem estar social gera uma enorme satisfação. O evento proporciona um ambiente extremamente propício ao aprendizado e a criatividade, além de unir profissionais de diversas áreas. Na primeira edição do evento, tive o prazer de pertencer à equipe vencedora, mas todos os participantes obtiveram excelentes resultados. Quanto a organização do evento, não há o que discutir, foi incrível do começo ao fim. Eai, partiu programar? #HackathonTCESP2016

Guilherme Uezima (participante Hackathon 2015)

Guilherme Uezima (participante Hackathon 2015)

O hackathon do TCE-SP foi fantástico, pois além do bom networking que pude fazer lá e que mantenho contatos até hoje, o evento contava com uma ótima organização e snacks como um bom hackathon deve ter.

Emerson Marques Pedro (participante Hackathon 2015)

Emerson Marques Pedro  (participante Hackathon 2015)

O Hackathon 2015 foi o primeiro realizado pelo TCESP e teve como tema o Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM).

Em 2016 o desafio é um GAME JAM para criar um jogo educativo para ensinar nossas crianças a combater a corrupção desde cedo.

Fábio Xavier (Diretor de Sistemas do TCESP)

Fábio Xavier (Diretor de Sistemas do TCESP)

Participei do Hackathon TCE SP 2015 como desenvolvedor, em time, tivemos que fazer um aplicativo em Android que possibilitava a interação com os usuários acerca do IEGM. Como vencedor do segundo lugar digo que a experiência é ótima para agregar conhecimentos e fazer novas amizades. A organização disponibilizava lugar para desenvolver e comida praticamente o dia inteiro, desde café da manhã até jantar. Vale a pena participar, pois contribuímos para uma comunicação mais transparente entre governo e cidadãos.

Gabriel Viseli Barzagli (Participante Hackathon 2015)

Gabriel Viseli Barzagli (Participante Hackathon 2015)

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP)

  • +55 11 3292-3266
  • hackathon@tce.sp.gov.br
  • www.tce.sp.gov.br
  • Avenida Rangel Pestana, 315
    Centro
    CEP 01017-906
    São Paulo - SP

Dúvidas

Criamos um FAQ com algumas das dúvidas mais comuns até o momento. Fique à vontade para entrar em contato conosco através do formulário abaixo e responderemos sua dúvida o mais breve possível.