0_-_webdoor-possesolene2017.png

06/02/17 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), realizou na segunda-feira (2/6), às 11h00, no plenário ‘Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira’, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), sessão solene de posse do novo Corpo Diretivo para o exercício de 2017.

Na oportunidade foram empossados, para exercer mandato de 1 (um) ano, o Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo (Presidente); o Conselheiro Renato Martins Costa (Vice-Presidente) e o Conselheiro-Decano Antonio Roque Citadini, que responderá pelo cargo de Corregedor da Corte de Contas.

O evento contou com a presença de autoridades e dirigentes dos 3 (três) Poderes, Ministério Público, membros de Tribunais de Contas, Prefeitos, Vereadores, servidores públicos, amigos e convidados.

. Solenidade

A mesa solene foi integrada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra; pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Fernando Capez; pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Dimas de Bellis Mascaretti e pelo Deputado Federal Vanderlei Macris, que representou a Câmara dos Deputados.

. Balanço

A sessão foi inicialmente presidida pelo Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, que esteve à frente da Corte de Contas paulista na gestão de 2016. Ao abrir a sessão, o Conselheiro fez um breve balanço das atividades e ações desenvolvidas em seu mandato.

“Graças à sintonia que o Tribunal alcançou, a conclusão de um mandato nunca significa o fim de um projeto. Nossas metas são partilhadas e nosso modelo se assemelha muito mais a uma corrida de revezamento do que a uma sucessão de desempenhos individuais”, afirmou.

Após agradecer Conselheiros e servidores pelo apoio e dedicação à sua gestão, Dimas Ramalho participou da cerimônia de transferência do Grande Colar de Mérito da Justiça de Contas, honraria utilizada pelo Presidente e Conselheiros em ocasiões solenes e que é transferida anualmente a cada Presidência que assume os trabalhos.

. Colegiado

Em nome do colegiado, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes destacou a história pessoal e trajetória política do Presidente Sidney Estanislau Beraldo até sua chegada à Corte de Contas no ano de 2012 e falou sobre a experiência e vivência que os demais integrantes da Mesa Diretora – Renato Martins Costa e Antonio Roque Citadini – trarão para a gestão da Corte neste exercício.

A Conselheira, que presidiu o TCE em 2015, desejou sucesso à nova gestão, lembrando a importância de que Tribunal exerça cada vez mais um eficiente controle externo da administração pública. Ao final, exaltou a contribuição da Presidência desempenhada por Dimas Ramalho, sua dedicação e efetividade de ações, que contribuíram para maior visibilidade dos trabalhos do órgão.

Após as palavras da Conselheira, o Secretário-Diretor Geral, Sérgio Ciquera Rossi leu o termo de posse e colheu as assinaturas dos integrantes da Mesa Diretora. Por parte do TCE, prestigiaram a solenidade os demais membros do colegiado – Conselheiros, Auditores e Procuradores de Contas, Diretores e servidores – e os Conselheiros Eméritos Fulvio Julião Biazzi e Cláudio Ferraz de Alvarenga.

. Presidente

Em suas palavras, o Presidente-Conselheiro agradeceu a presença dos convidados, amigos e fez uma saudação especial aos seus familiares. Ao falar sobre sua trajetória, Sidney Beraldo, que já presidiu os trabalhos do Legislativo paulista, disse estar honrado em conduzir a Presidência da maior Corte de Contas do país e que não medirá esforços em trabalhar por constantes aprimoramentos na fiscalização dos recursos públicos (leia a íntegra do discurso).

Beraldo rememorou o caminho percorrido até chegar ao TCE, exaltando que nunca fugiu de desafios e que sempre trabalhou com ética a serviço do povo. Afirmou que envidará todos os esforços para que o Tribunal seja cada vez mais eficiente no exercício de suas funções. Prometeu potencializar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), promover o uso da tecnologia e comunicação, aperfeiçoar o quadro pessoal e promover a orientação dos jurisdicionados.

“É com muita honra que pretendo enfrentar a nova tarefa de presidir o Tribunal de Contas. Tenho, pois, a enorme responsabilidade de apontar novos caminhos e ações a serem desenvolvidos na trilha rica e quase secular história do nosso TCE. Conforta saber que não estarei sozinho nessa empreitada”, finalizou.

. Pronunciamentos

Durante a cerimônia, houve pronunciamentos por parte do chanceler José Serra que falou em nome do Governo Federal; do Governador Geraldo Alckmin e do Presidente do Legislativo, Fernando Capez. As autoridades enalteceram o preparo do Conselheiro Sidney Beraldo para conduzir os trabalhos do TCE e destacaram o importante papel da instituição no controle e fiscalização para boa aplicação e prevenção de gastos públicos.

Ao finalizar a cerimônia solene, o Governador Geraldo Alckmin, em nome dos dirigentes e autoridades estaduais, desejou sucesso ao Conselheiro em sua gestão frente à Corte de Contas. Ele ressaltou as qualidades e a trajetória de Sidney Estanislau Beraldo, enalteceu sua liderança no Estado de São Paulo e seu preparo e disposição para continuar promovendo melhorias na atuação do Tribunal de Contas.

Clique para ler a íntegra do pronunciamento

Clique para assistir a íntegra da sessão

Clique para acessar a galeria de fotos