webdoor_tcesp_0.png

11/12/2017 – SÃO PAULO – Os sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) se reúnem, quarta-feira (13/12), às 11h00, para eleger a direção que comandará os trabalhos da Corte no próximo ano.

Durante a sessão, conduzida pelo Presidente Sidney Beraldo, serão definidos os novos Presidente, Vice-Presidente e Corregedor do TCESP.  Os escolhidos são eleitos por maioria simples (50% mais um) e o voto de cada um dos integrantes do colegiado é secreto. Os designados para os cargos, todos com mandato de um ano, tomarão posse já no início de fevereiro.

A troca no comando da instituição segue o previsto na Lei Complementar nº 709/93, que dispõe sobre o Regimento Interno do Tribunal de Contas paulista.

A sessão especial - última reunião plenária do ano - será transmitida ao vivo pela Internet e pelas redes sociais Facebook e Youtube. O sinal também será enviado às vinte Unidades Regionais da Corte distribuídas no interior e no litoral do Estado.

. História

Desde a sua fundação, em 6 de maio de 1924, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo já teve 33 Presidentes ao longo de 55 legislaturas.  O primeiro a assumir o posto foi Jorge Tibiriçá Piratininga, engenheiro agrônomo e político. Nascido na França e formado na Alemanha, foi secretário da Agricultura, Negócios, Comércio e Obras Públicas e governador do Estado de São Paulo em duas ocasiões (1890/1891 e 1904/1908).